Objetivo do estudo
O objetivo geral foi analisar efeitos da cocriação de valor em relação à satisfação e encantamento para a formação da lealdade em clientes de serviços turísticos.
Relevância/originalidade
A cocriação de valor é um conceito que ganhou muita relevância nas práticas atuais de marketing e gestão de serviços, pois muda a forma como os clientes e empresas se relacionam.
Metodologia/abordagem
A verificação das hipóteses ocorreu com o uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio do software SmartPLS 4 (Ringle et al., 2024) e pelo Jamovi.
Principais resultados
Os resultados apresentados nesse estudo comprovam que existe relação significativa nos constructos analisados: cocriação de valor, satisfação, encantamento e lealdade. Todas as hipóteses propostas foram suportadas estatisticamente.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com isso concluímos que a cocriação de valor, seguindo as premissas da cadeia de lucro em serviços, é o ponto inicial para gerar satisfação e promover o encantamento, e gerar lucro a partir da lealdade do consumidor.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma vez que o consumidor compra e tem uma experiencia positiva, com um serviço personalizado é um fator determinante para manter o cliente ativo na perspectiva dos serviços turísticos.