Resumo

Título do Artigo

ASPECTOS DA COCRIAÇÃO DE VALOR E ANÁLISE COMPORTAMENTAL EM CLIENTES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS
Abrir Arquivo

Tema

Marketing de Serviços

Autores

Nome
1 - Julia Cortizo de Oliveira
-
2 - Eduardo Roque Mangini
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - São Roque

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral foi analisar efeitos da cocriação de valor em relação à satisfação e encantamento para a formação da lealdade em clientes de serviços turísticos.
Relevância/originalidade
A cocriação de valor é um conceito que ganhou muita relevância nas práticas atuais de marketing e gestão de serviços, pois muda a forma como os clientes e empresas se relacionam.
Metodologia/abordagem
A verificação das hipóteses ocorreu com o uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio do software SmartPLS 4 (Ringle et al., 2024) e pelo Jamovi.
Principais resultados
Os resultados apresentados nesse estudo comprovam que existe relação significativa nos constructos analisados: cocriação de valor, satisfação, encantamento e lealdade. Todas as hipóteses propostas foram suportadas estatisticamente.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com isso concluímos que a cocriação de valor, seguindo as premissas da cadeia de lucro em serviços, é o ponto inicial para gerar satisfação e promover o encantamento, e gerar lucro a partir da lealdade do consumidor.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma vez que o consumidor compra e tem uma experiencia positiva, com um serviço personalizado é um fator determinante para manter o cliente ativo na perspectiva dos serviços turísticos.

Abstract

Study goals
The overall objective was to analyze the effects of value co-creation on satisfaction and delight in building loyalty among tourism service customers.
Relevance / originality
Value co-creation is a concept that has gained considerable relevance in current marketing and service management practices, as it changes the way customers and companies interact.
Methodology / approach
The hypotheses were tested using Structural Equation Modeling (SEM) with SmartPLS 4 software (Ringle et al., 2024) and Jamovi.
Main results
The results presented in this study prove that there is a significant relationship between the constructs analyzed: value co-creation, satisfaction, enchantment, and loyalty. All proposed hypotheses were statistically supported.
Theoretical / methodological contributions
We conclude that value co-creation, following the premises of the service profit chain, is the starting point for generating satisfaction and promoting delight, and generating profit from consumer loyalty.
Social / management contributions
Once consumers purchase and have a positive experience with personalized service, this is a determining factor in maintaining customer activity from the perspective of tourism services.