Resumo

Título do Artigo

USUÁRIOS DO APLICATIVO IFOOD: DA SATISFAÇÃO À INTENÇÃO DE RECOMPRA
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Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Kelly Cristina da Costa Pontes
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - São Roque
2 - Micheli da Costa Pontes
-
3 - Eduardo Roque Mangini
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - São Roque

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral é analisar o comportamento do usuário do aplicativo de iFood, com análise dos constructos Satisfação, engajamento, percepção de valor e intenção e recompra.
Relevância/originalidade
É notório o avanço acelerado do mercado digital e os aplicativos de delivery como o iFood tem se tornado fundamental na rotina dos consumidores brasileiros.
Metodologia/abordagem
Foi usada a Modelagem de Equações Estruturais como técnica estatística com averiguação das Validades Convergentes e Discriminantes, Consistência Interna dos Dados, f², R² e R² ajustado. No modelo estrutural são dimensionadas a significância das relações propostas pelas hipóteses
Principais resultados
Os resultados apresentados nesse estudo comprovam que existe relação significativa nos constructos analisados: satisfação, engajamento, percepção de valor e intenção de recompra. Todas as hipóteses propostas foram suportadas estatisticamente
Contribuições teóricas/metodológicas
Com isso concluímos que a satisfação do consumidor é o ponto inicial para gerar engajamento e promover a intenção de recompra, sendo ela mediada pela construção do valor percebido.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo propicia entendimento sobre o uso de aplicativo e como isso pode impactar na tomada de decisão, bem como influencia de forma positiva na intenção de recompra

Abstract

Study goals
The overall objective is to analyze the behavior of iFood app users, analyzing the constructs of satisfaction, engagement, perceived value, and intention and repurchase.
Relevance / originality
The rapid advancement of the digital market is evident, and delivery apps such as iFood have become fundamental to the routine of Brazilian consumers.
Methodology / approach
Structural Equation Modeling was used as a statistical technique, with investigation of Convergent and Discriminant Validity, Internal Data Consistency, f², R², and adjusted R². In the structural model, the significance of the relationships proposed by the hypotheses is measured.
Main results
The results presented in this study prove that there is a significant relationship in the constructs analyzed: satisfaction, engagement, perceived value, and repurchase intention. All proposed hypotheses were statistically supported.
Theoretical / methodological contributions
We conclude that consumer satisfaction is the starting point for generating engagement and promoting repurchase intention, which is mediated by the construction of perceived value.
Social / management contributions
The study provides insight into the use of the app and how it can impact decision-making, as well as positively influence repurchase intention.