Resumo

Título do Artigo

O VIGOR DO CASO DE ENSINO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abrir Arquivo

Tema

Métodos de Pesquisa e Ensino em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Rodrigo Guimarães Motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste relato de experiência foi demonstrar como, ao aprovar sua faculdade de Gestão Comercial na modalidade EaD, o Instituto J&F consegue não apenas aplicar os casos, como também engajar os alunos de forma que tenham satisfação com o curso ministrado.
Relevância/originalidade
O modelo educacional da escola do Instituto J&F, organização sem fins lucrativos, envolve a aplicação de “casos de ensino”, isto é, a teoria de Administração é ensinada segundo o método do caso para que os alunos respondam a desafios reais do negócio.
Metodologia/abordagem
A pesquisa se baseou nos pressupostos para elaboração de relatos de experiência e, para consolidar a aplicação do método, foram utilizados documentos institucionais disponibilizados pelo Instituto, os casos de ensino desenvolvidos pela organização e referências teóricas que orientam a prática pedagógica analisada.
Principais resultados
O Caso de Ensino se mostrou uma metodologia ativa válida, em especial às Ciências Sociais Aplicadas, enquanto sua aplicação na modalidade EAD no ensino superior demonstrou-se eficaz, evidenciando o engajamento dos alunos e a aplicação prática da teoria em desafios contemporâneos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O relato de experiência demonstrou que o método Caso de Ensino pode ser aplicado de forma eficaz no ensino a distância, fazendo-se necessário utilizar formatos diferentes (vídeos, aulas síncronas e assíncronas) para a apresentação do caso de modo a engajar os alunos
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se ter demonstrado que a aplicação do método Caso de Ensino pode contribuir positivamente para a inovação do ensino superior, sobretudo nas Ciências Sociais Aplicadas, que podem se valer de desafios reais e contextualizados para colocarem em prática os conhecimentos teóricos apreendidos.

Abstract

Study goals
The objective of this experience report was to demonstrate how, by approving its Business Management program in the distance learning modality, the J&F Institute manages to implement the cases and engage students so they are satisfied with the course.
Relevance / originality
The teaching at the J&F Institute, a non-profit organization, follows a model that involves the implementation of “teaching cases,” in which management theory is taught according to the case method so that students respond to real business challenges.
Methodology / approach
The research was based on assumptions for preparing experience reports and consolidated implementation through institutional documents provided by the Institute, teaching cases developed by the organization, and theoretical references that guide the analyzed pedagogical practice.
Main results
The Teaching Case proved to be a valid active methodology, especially in Applied Social Sciences, while its implementation in distance learning in higher education proved to be effective, demonstrating student engagement and the practical application of the theory to contemporary challenges.
Theoretical / methodological contributions
The experience report demonstrated that the Teaching Case method can be effectively implemented in distance learning, requiring the use of different formats (videos, synchronous and asynchronous classes) for the presentation of the case in order to engage students.
Social / management contributions
It is expected that this study has demonstrated that the application of the Teaching Case method can contribute positively to innovation in higher education, especially in Applied Social Sciences, which can use real and contextualized challenges to put theoretical knowledge into practice.