Objetivo do estudo
O objetivo deste relato de experiência foi demonstrar como, ao aprovar sua faculdade de Gestão Comercial na modalidade EaD, o Instituto J&F consegue não apenas aplicar os casos, como também engajar os alunos de forma que tenham satisfação com o curso ministrado.
Relevância/originalidade
O modelo educacional da escola do Instituto J&F, organização sem fins lucrativos, envolve a aplicação de “casos de ensino”, isto é, a teoria de Administração é ensinada segundo o método do caso para que os alunos respondam a desafios reais do negócio.
Metodologia/abordagem
A pesquisa se baseou nos pressupostos para elaboração de relatos de experiência e, para consolidar a aplicação do método, foram utilizados documentos institucionais disponibilizados pelo Instituto, os casos de ensino desenvolvidos pela organização e referências teóricas que orientam a prática pedagógica analisada.
Principais resultados
O Caso de Ensino se mostrou uma metodologia ativa válida, em especial às Ciências Sociais Aplicadas, enquanto sua aplicação na modalidade EAD no ensino superior demonstrou-se eficaz, evidenciando o engajamento dos alunos e a aplicação prática da teoria em desafios contemporâneos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O relato de experiência demonstrou que o método Caso de Ensino pode ser aplicado de forma eficaz no ensino a distância, fazendo-se necessário utilizar formatos diferentes (vídeos, aulas síncronas e assíncronas) para a apresentação do caso de modo a engajar os alunos
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se ter demonstrado que a aplicação do método Caso de Ensino pode contribuir positivamente para a inovação do ensino superior, sobretudo nas Ciências Sociais Aplicadas, que podem se valer de desafios reais e contextualizados para colocarem em prática os conhecimentos teóricos apreendidos.