Objetivo do estudo
O K-pop tem se destacado globalmente e conquistado uma base crescente de fãs no Brasil. Diante disso, este estudo busca investigar os significados atribuídos ao consumo de K-pop no Brasil.
Relevância/originalidade
Este estudo é relevante ao investigar os significados simbólicos atribuídos ao consumo de K-pop. A pesquisa aponta que o fenômeno vai além da música, envolvendo aspectos emocionais como construção da identidade, fortalecimento da autoestima, bem-estar e sentimento de pertencimento.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade, guiadas por um roteiro semiestruturado, com dez consumidoras brasileiras de K-pop selecionadas por conveniência.
Principais resultados
A principal motivação para o consumo de K-pop é a música, além do vínculo emocional com os artistas. Quanto aos significados atribuídos ao K-pop, os principais foram conforto e apoio emocional, relaxamento e bem-estar, associados ao alívio do estresse e felicidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Não existem muitos estudos na área de marketing e comportamento do consumidor sobre os significados de consumo de gêneros musicais dos brasileiros, especificamente o K-pop. Assim, o presente estudo traz importantes contribuições em relação ao tema.
Contribuições sociais/para a gestão
As descobertas do estudo permitem que as empresas compreendam melhor os principais motivadores de consumo de K-pop e seus significados. Assim, podem ter insights para o desenvolvimento de produtos e estratégias de marketing mais eficazes e alinhadas aos desejos desse público.