Resumo

Título do Artigo

SIGNIFICADOS DE CONSUMO DE K-POP NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Raquel Gomes Pregioni Ribeiro
UFF - Universidade Federal Fluminense - Macaé, Rio de Janeiro
2 - Renata Céli Moreira da Silva Paula
UFF - Universidade Federal Fluminense - Instituto de Ciências da Sociedade

Reumo

Objetivo do estudo
O K-pop tem se destacado globalmente e conquistado uma base crescente de fãs no Brasil. Diante disso, este estudo busca investigar os significados atribuídos ao consumo de K-pop no Brasil.
Relevância/originalidade
Este estudo é relevante ao investigar os significados simbólicos atribuídos ao consumo de K-pop. A pesquisa aponta que o fenômeno vai além da música, envolvendo aspectos emocionais como construção da identidade, fortalecimento da autoestima, bem-estar e sentimento de pertencimento.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas em profundidade, guiadas por um roteiro semiestruturado, com dez consumidoras brasileiras de K-pop selecionadas por conveniência.
Principais resultados
A principal motivação para o consumo de K-pop é a música, além do vínculo emocional com os artistas. Quanto aos significados atribuídos ao K-pop, os principais foram conforto e apoio emocional, relaxamento e bem-estar, associados ao alívio do estresse e felicidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Não existem muitos estudos na área de marketing e comportamento do consumidor sobre os significados de consumo de gêneros musicais dos brasileiros, especificamente o K-pop. Assim, o presente estudo traz importantes contribuições em relação ao tema.
Contribuições sociais/para a gestão
As descobertas do estudo permitem que as empresas compreendam melhor os principais motivadores de consumo de K-pop e seus significados. Assim, podem ter insights para o desenvolvimento de produtos e estratégias de marketing mais eficazes e alinhadas aos desejos desse público.

Abstract

Study goals
K-pop has gained global prominence and a growing fan base in Brazil. Therefore, this study seeks to investigate the meanings of K-pop consumption in Brazil.
Relevance / originality
This study is relevant in investigating the symbolic meanings attributed to K-pop consumption. The research indicates that the phenomenon goes beyond music, involving emotional aspects such as identity construction, self-esteem strengthening, well-being, and a sense of belonging.
Methodology / approach
This is an exploratory and descriptive study, with a qualitative research. In-depth interviews, guided by a semi-structured script, were conducted with Brazilian K-pop consumers selected by convenience.
Main results
The main motivation for K-pop consumption is the music, in addition to the emotional connection with the artists. Regarding the meanings attributed to K-pop, the main ones were comfort and emotional support, relaxation and well-being, associated with stress relief and happiness.
Theoretical / methodological contributions
There are few studies in the field of marketing and consumer behavior on the meanings of Brazilians’ consumption of musical genres, specifically K-pop. Thus, this study offers important contributions to this topic.
Social / management contributions
The study’s findings allow companies to better understand the main drivers of K-pop consumption and their meanings. This provides insights for developing more effective products and marketing strategies aligned with this audience’s desires.