Resumo

Título do Artigo

VALIDAÇÃO DE ARTEFATO DIGITAL PARA LITERACIA EM SAÚDE: UM ESTUDO COM NUTRICIONISTAS PELA DESIGN SCIENCE RESEARCH
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Tema

Estratégia no Contexto da Gestão Pública e do 3º Setor

Autores

Nome
1 - Ana Torrezan de Souza
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - nayara katryne pinheiro serafim
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Uninove- Campus Vergueiro
3 - SUSANNE CALDAS AZEVEDO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO
4 - VALMIR ANTONIO DE ALMEIDA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar a literacia em saúde no contexto da comunicação entre nutricionistas e pacientes. O estudo visa validar o artefato digital “Canvas da Promoção da Literacia em Saúde”.
Relevância/originalidade
O trabalho aborda a lacuna entre a crescente demanda por comunicação digital de qualidade na nutrição e a carência de ferramentas práticas e validadas, propondo a validação de um artefato inovador através das etapas da DSR.
Metodologia/abordagem
Foi utilizada a metodologia Design Science Research (DSR). O estudo adotou a abordagem de Peffers et al. (2007) para a construção, demonstração e avaliação do artefato por nutricionistas.
Principais resultados
A maioria dos nutricionistas validou a aplicabilidade e utilidade do artefato, destacando a facilidade de uso, a clareza das instruções e a contribuição para o desenvolvimento profissional.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo demonstra a eficácia da DSR para investigar fenômenos sociais complexos, propondo e validando intervenções empiricamente, contribuindo também para a literatura de ‘literacia em saúde’.
Contribuições sociais/para a gestão
O artefato melhora a comunicação entre profissional e paciente, além de contribuir com inovação na prática profissional com a proposta de reduzir a desinformação e aumentar o engajamento crítico.

Abstract

Study goals
To investigate health literacy in the context of communication between nutritionists and patients. The study aims to validate the digital artifact “Health Literacy Promotion Canvas.”
Relevance / originality
The work addresses the gap between the growing demand for quality digital communication in nutrition and the lack of practical and validated tools, proposing the validation of an innovative artifact through the DSR stages.
Methodology / approach
The Design Science Research (DSR) methodology was used. The study adopted the approach of Peffers et al. (2007) for the construction, demonstration, and evaluation of the artifact by nutritionists.
Main results
Most nutritionists validated the applicability and usefulness of the artifact, highlighting its ease of use, clarity of instructions, and contribution to professional development.
Theoretical / methodological contributions
The article demonstrates the effectiveness of DSR for investigating complex social phenomena, proposing and empirically validating interventions, and contributing to the "health literacy" literature.
Social / management contributions
The artifact improves communication between professionals and patients, in addition to contributing innovation to professional practice with the proposal to reduce misinformation and increase critical engagement.