Objetivo do estudo
Identificar a personalidade da marca de IES pública na percepção de alunos e egressos de graduação, nas diferentes áreas do conhecimento. H1: Há diferença na percepção da personalidade da marca da IES pública de alunos e egressos de diferentes áreas de conhecimento.
Relevância/originalidade
Este artigo busca identificar a personalidade da marca de uma IES pública com base nas áreas de conhecimento, contribuindo de forma original diante da escassez de estudos empíricos sobre marcas universitárias nos contextos nacional e internacional.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi quantitativa, pelo método survey, de natureza descritiva e amostragem aleatória simples, com 1.871 questionários válidos. Aplicou-se a escala “Personalidade da Marca” (Muniz & Marchetti, 2012) e analisou-se os dados por ANOVA (one-way) e teste de Bonferroni.
Principais resultados
Na percepção de alunos e egressos, há evidências que existe diferença (p < 0,05) quanto a personalidade da marca universitária para Credibilidade, especialmente em Ciências Humanas; Sofisticação, sobretudo, em Ciências Humanas e da Saúde; e Audácia, em especial, as Ciências da Saúde.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo amplia o conhecimento sobre personalidade da marca em IES públicas, explorando percepções por áreas de conhecimento. A aplicação da escala validada de Muniz e Marchetti (2012) e a análise comparativa entre alunos e egressos mostram rigor metodológico e inovação.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo oferece informações valiosas ao investigar o aluno e o egresso, público essencial da universidade. Com esses dados, gestores podem tomar decisões institucionais que atendam aos anseios dos mesmos e reflitam os valores presentes nos projetos da instituição.