Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DO FORESIGHT NA CAPACIDADE ADAPTATIVA DE PROFESSORES ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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Tema

Inovação e Empreendedorismo Digital na Era da Industria 4.0, explorando como as tecnologias estão moldando novas práticas empreendedoras e impulsionando a inovação em diversos setores.

Autores

Nome
1 - Victor Lopes Lindner
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre
2 - Raquel Janissek-Muniz
UFRGS - PPGA
3 - Lisiane Closs
UFRGS - PPGA
4 - Ariel Behr
UFRGS -

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, como os processos de foresight influenciam a adaptabilidade dos professores frente às tecnologias educacionais emergentes, promovendo competências antecipatórias e estratégias de inovação no contexto educacional.
Relevância/originalidade
O estudo preenche uma lacuna na literatura ao conectar os campos do foresight e da formação docente, propondo uma abordagem prospectiva para enfrentar os desafios da transformação digital nas práticas pedagógicas e nos ambientes de aprendizagem.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma revisão sistemática baseada nas diretrizes PRISMA, com estratégia de busca aplicada nas bases Scopus, Web of Science e Science Direct. Após triagem e aplicação de critérios de elegibilidade, foram incluídos 14 estudos publicados entre 2010 e 2024.
Principais resultados
Os estudos indicam que o foresight influencia a adaptabilidade docente por meio de mecanismos institucionais (planejamento estratégico, desenvolvimento curricular) e individuais (autoeficácia, mentalidade antecipatória), mediado por fatores culturais, tecnológicos e políticos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo propõe um arcabouço integrativo que relaciona práticas de foresight com a construção da adaptabilidade docente, ampliando o escopo do foresight educacional e contribuindo para o avanço conceitual da pesquisa em inovação e formação de professores
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados orientam gestores, formuladores de políticas e instituições de ensino na criação de programas formativos prospectivos, capazes de preparar docentes para mudanças tecnológicas contínuas e fomentar ambientes educacionais mais resilientes e inovadores.

Abstract

Study goals
To analyze, through a systematic literature review, how foresight processes influence teachers’adaptability to emerging educational technologies, promoting anticipatory competencies and innovation strategies within educational contexts.
Relevance / originality
This study addresses a gap in the literature by connecting the fields of foresight and teacher education, proposing a prospective approach to face the challenges of digital transformation in pedagogical practices and learning environments.
Methodology / approach
This is a systematic review based on PRISMA guidelines, using search strategies applied in Scopus, Web of Science, and Science Direct databases. After screening and applying eligibility criteria, 14 studies published between 2010 and 2024 were included.
Main results
The studies suggest that foresight influences teacher adaptability through institutional mechanisms (strategic planning, curriculum development) and individual mechanisms (self-efficacy, anticipatory mindset), mediated by cultural, technological, and political factors.
Theoretical / methodological contributions
The article proposes an integrative framework that links foresight practices with the development of teacher adaptability, expanding the scope of educational foresight and contributing to conceptual advances in innovation and teacher training research.
Social / management contributions
The findings guide managers, policymakers, and educational institutions in designing prospective training programs capable of preparing teachers for ongoing technological changes and fostering more resilient and innovative learning environments.