Resumo

Título do Artigo

A AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO ACADÊMICO
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Tema

Marketing de Serviços

Autores

Nome
1 - ADRIANA MENDONCA DA SILVA
Universidade FUMEC - Cruzeiro
2 - Luiz Rodrigo Cunha Moura
Universidade FUMEC - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
3 - Andrea Mendonça da Silva Bastos
Universidade FUMEC - universidade fumec

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar o grau de satisfação dos alunos com os serviços prestados pelo Núcleo de Prática Contábil (NPC) de uma instituição de ensino superior, verificando seu impacto na fidelização discente e na efetividade das ações institucionais.
Relevância/originalidade
O estudo contribui ao aplicar o modelo SERVQUAL em um núcleo de prática contábil, validando sua pertinência em contextos educacionais voltados à prática profissional e ampliando a compreensão da percepção de valor no ensino superior.
Metodologia/abordagem
Pesquisa aplicada, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas com 15 alunos do Núcleo de Prática Contábil (NPC), analisados pela técnica de análise de conteúdo segundo Bardin, considerando as cinco dimensões do modelo SERVQUAL.
Principais resultados
A tangibilidade apresentou avaliação positiva, embora com lacunas tecnológicas. Confiabilidade e segurança indicaram elevado domínio técnico docente, mas demandam padronização de processos. A responsividade evidenciou agilidade e boa vontade, enquanto a empatia surgiu como elemento central para a satisfação dos alunos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo reforça a aplicabilidade do SERVQUAL para avaliar serviços educacionais, especialmente em ambientes de prática contábil, e evidencia a relevância de dimensões intangíveis, como empatia e responsividade, na percepção de qualidade e fidelização discente.
Contribuições sociais/para a gestão
Propõe ações para melhoria da infraestrutura tecnológica, padronização de processos e capacitação contínua de docentes e funcionários, visando elevar a qualidade do atendimento, fortalecer a confiança dos alunos e consolidar a imagem institucional em um cenário educacional competitivo.

Abstract

Study goals
To analyze student satisfaction with the services provided by the Accounting Practice Center (NPC) of a higher education institution, assessing its impact on student retention and the effectiveness of institutional initiatives.
Relevance / originality
This study contributes by applying the SERVQUAL model to an accounting practice center, validating its relevance in educational contexts focused on professional practice and expanding the understanding of value perception in higher education.
Methodology / approach
This is an applied, descriptive, qualitative study. Data were collected through structured interviews with 15 students from the Accounting Practice Center (NPC). Data were analyzed using Bardin's content analysis technique, considering the five dimensions of the SERVQUAL model.
Main results
Tangibility was positively evaluated, although with technological gaps. Reliability and security indicated high technical mastery among teachers, but require process standardization. Responsiveness demonstrated agility and willingness, while empathy emerged as a central element in student satisfaction.
Theoretical / methodological contributions
The study reinforces the applicability of SERVQUAL to evaluate educational services, especially in accounting practice settings, and highlights the relevance of intangible dimensions, such as empathy and responsiveness, in the perception of quality and student loyalty.
Social / management contributions
It proposes actions to improve technological infrastructure, standardize processes, and provide ongoing training for faculty and staff, aiming to improve service quality, strengthen student confidence, and consolidate the institutional image in a competitive educational landscape.