Resumo

Título do Artigo

O QUE SÃO SOFT SKILLS?
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais, de Equipes e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Regilene Vieira Inácio
Universidade Federal de São Carlos - PPGPEP
2 - Karina Gomes de Assis
-
3 - Ivete Delai
UFSCar - São Carlos

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre soft skills, buscando identificar suas definições, classificações e relação com o conceito de competências, bem como mapear as habilidades mais citadas.
Relevância/originalidade
Este artigo é relevante por abordar uma lacuna identificada na literatura: o que são soft skills. Embora as soft skills sejam amplamente reconhecidas como essenciais e exigidas pelas organizações, não se tem uma definição exata para esta competência.
Metodologia/abordagem
O procedimento escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi a revisão sistemática da literatura (RSL). A RSL seguiu os passos propostos por Tranfield, Denyer e Smart (2003) e o protocolo Prisma.
Principais resultados
O estudo revelou que as soft skills mais recorrentes na literatura e nas práticas organizacionais analisadas são trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. Verificou-se que essas competências aparecem associadas tanto ao desempenho individual quanto ao desempenho coletivo e organizacional.
Contribuições teóricas/metodológicas
Teoricamente, este estudo contribui ao reunir todos os conceitos e habilidades mais mencionadas na literatura que melhor definem as Soft Skills e quanto à metodologia o estudo contribui ao utilizar uma revisão sistemática da literatura aliada à análise de conteúdo qualitativa.
Contribuições sociais/para a gestão
Socialmente, este estudo contribui ao reforçar a importância do desenvolvimento das soft skills. Para a gestão, as organizações poderão criar programas de desenvolvimento de pessoas, possibilitando que os gestores identifiquem, estimulem e avaliem as soft skills alinhadas às estratégias organizacionais.

Abstract

Study goals
This study aims to carry out a systematic review of the literature on soft skills, seeking to identify their definitions, classifications and relationship with the concept of competencies, as well as to map the most cited skills.
Relevance / originality
This article is relevant because it addresses a gap identified in the literature: what are soft skills? Although soft skills are widely recognized as essential and required by organizations, there is no precise definition for this competency.
Methodology / approach
The procedure chosen for developing the research was the systematic literature review (SLR). The SLR followed the steps proposed by Tranfield, Denyer and Smart (2003) and the Prisma protocol.
Main results
The study revealed that the most frequently encountered soft skills in the literature and organizational practices analyzed are teamwork, communication, and problem-solving. These competencies were found to be associated with both individual and collective and organizational performance.
Theoretical / methodological contributions
Theoretically, this study contributes by bringing together all the concepts and skills most cited in the literature that best define Soft Skills. Regarding methodology, the study contributes by using a systematic literature review combined with qualitative content analysis.
Social / management contributions
Socially, this study contributes by reinforcing the importance of developing soft skills. For management, organizations can create people development programs, enabling managers to identify, encourage, and assess soft skills aligned with organizational strategies.