Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NOS PROCESSOS DE GESTÃO DO ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS PÚBLICOS
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Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - ANA PAULA DE OLIVEIRA SOMETES
Universidade de Brasília - UnB - FACE - Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas
2 - Mauricius Munhoz de Medeiros
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - Escola de Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Este trabalho teve como objetivo identificar se os profissionais têm reconhecido a aplicação dos quatro processos de gestão do engajamento dos stakeholders, reconhecidos como boas práticas pelo Project Management Institute, nas instituições públicas em que trabalham.
Relevância/originalidade
Projetos no setor público devem observar à supremacia do interesse público; contudo isso envolve o interesse de diversos stakeholders. Dada a complexa teia de relações e interesses, os gestores de projetos públicos precisam gerenciar o engajamento dos stakeholders de modo adequado.
Metodologia/abordagem
A pesquisa baseia-se na literatura de gerenciamento de projetos e na Teoria dos Stakeholders. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com 47 profissionais que gerenciam projetos no setor público, cujos dados foram objeto de análise de conteúdo.
Principais resultados
Analisa-se evidências a respeito do reconhecimento da influência dos stakeholders nas fases do ciclo de vida de projetos e sobre a aplicação de boas práticas em cada um dos quatro processos de gerenciamento do engajamento de stakeholders no contexto de projetos públicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com foco sobre a gestão de stakeholders em projetos públicos, são discutidas evidências empíricas à luz da teoria e descobertas novas inferências sobre os processos de identificação, planejamento do engajamento, gerenciamento do engajamento, e monitoramento e controle do engajamento dos stakeholders.
Contribuições sociais/para a gestão
De posse desses achados, gestores públicos poderão reconhecer limitações e oportunidades para aperfeiçoar em seus processos gerenciais e traçar estratégias eficazes para lidar com os diversos interesses envolvidos durante todo o ciclo de vida dos projetos que entregam valor público à sociedade.

Abstract

Study goals
This study aimed to identify whether professionals have recognized the application of the four stakeholder engagement management processes, recognized as good practices by the Project Management Institute, in the public institutions in which they work.
Relevance / originality
Public sector projects must prioritize the public interest; however, this involves the interests of multiple stakeholders. Given the complex web of relationships and interests, public project managers must manage stakeholder engagement appropriately.
Methodology / approach
The research is based on project management literature and stakeholder theory. This qualitative study involved 47 professionals who manage projects in the public sector, whose data were subjected to content analysis.
Main results
Evidence is analyzed regarding the recognition of the influence of stakeholders in the phases of the project life cycle and the application of good practices in each of the four processes of managing stakeholder engagement in the context of public projects.
Theoretical / methodological contributions
Focusing on stakeholder management in public projects, empirical evidence is discussed in light of theory and new inferences are discovered about the processes of identification, engagement planning, engagement management, and monitoring and controlling stakeholder engagement.
Social / management contributions
With these findings in hand, public managers will be able to recognize limitations and opportunities for improvement in their management processes and outline effective strategies to deal with the various interests involved throughout the life cycle of projects that deliver public value