Objetivo do estudo
Este trabalho teve como objetivo identificar se os profissionais têm reconhecido a aplicação dos quatro processos de gestão do engajamento dos stakeholders, reconhecidos como boas práticas pelo Project Management Institute, nas instituições públicas em que trabalham.
Relevância/originalidade
Projetos no setor público devem observar à supremacia do interesse público; contudo isso envolve o interesse de diversos stakeholders. Dada a complexa teia de relações e interesses, os gestores de projetos públicos precisam gerenciar o engajamento dos stakeholders de modo adequado.
Metodologia/abordagem
A pesquisa baseia-se na literatura de gerenciamento de projetos e na Teoria dos Stakeholders. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com 47 profissionais que gerenciam projetos no setor público, cujos dados foram objeto de análise de conteúdo.
Principais resultados
Analisa-se evidências a respeito do reconhecimento da influência dos stakeholders nas fases do ciclo de vida de projetos e sobre a aplicação de boas práticas em cada um dos quatro processos de gerenciamento do engajamento de stakeholders no contexto de projetos públicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com foco sobre a gestão de stakeholders em projetos públicos, são discutidas evidências empíricas à luz da teoria e descobertas novas inferências sobre os processos de identificação, planejamento do engajamento, gerenciamento do engajamento, e monitoramento e controle do engajamento dos stakeholders.
Contribuições sociais/para a gestão
De posse desses achados, gestores públicos poderão reconhecer limitações e oportunidades para aperfeiçoar em seus processos gerenciais e traçar estratégias eficazes para lidar com os diversos interesses envolvidos durante todo o ciclo de vida dos projetos que entregam valor público à sociedade.