Resumo

Título do Artigo

FRAMEWORK PARA ESTUDOS EM GESTÃO DE PROJETOS NA DIMENSÃO DO FLUXO DO CONHECIMENTO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Alberto Alves da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Rodrigo Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
3 - Valmir Rafachine Felix
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vvergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do estudo é mapear e analisar a produção científica que explora a relação entre capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional, no contexto da gestão de projetos. Para propor um framework de estudos futuros destes temas.
Relevância/originalidade
A relevância do estudo reside na necessidade de as organizações se adaptarem a ambientes de negócios voláteis e incertos. E a originalidade está em integrar os campos de estudo capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional para identificar a relevância na gestão de projetos.
Metodologia/abordagem
A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura, na qual foram analisados 77 artigos. A análise envolveu o agrupamento dos artigos em quatro clusters temáticos para identificar os padrões e as relações entre os conceitos.
Principais resultados
O principal resultado é que a integração sinérgica entre capacidades dinâmicas, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento é um fator relevante para a adaptação, inovação e desempenho organizacional. Especificamente, os achados foram agrupados em quatro clusters.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições consistem em fornecer evidências estruturadas sobre a interdependência entre capacidades dinâmicas, aprendizagem e gestão do conhecimento. O estudo reforça teoricamente que a aprendizagem contínua fortalece as capacidades dinâmicas e a gestão do conhecimento serve como catalizador de inovação.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições para a gestão são oferecer um roteiro para os gestores, indicando que eles devem desenvolver estratégias que unam liderança, tecnologia (digitalização) e gestão do conhecimento Isso se traduz em fomentar uma cultura de aprendizagem, implementar sistemas de gestão do conhecimento

Abstract

Study goals
The objective of this study is to map and analyze the scientific literature exploring the relationship between dynamic capabilities and organizational learning in the context of project management, and to propose a framework for future studies on these topics.
Relevance / originality
The study's relevance lies in the need for organizations to adapt to volatile and uncertain business environments. Its originality lies in integrating the fields of dynamic capabilities and organizational learning to identify their relevance in project management.
Methodology / approach
The methodology used was a systematic literature review, which analyzed 77 articles. The analysis involved grouping the articles into four thematic clusters to identify patterns and relationships between concepts.
Main results
The main result is that the synergistic integration of dynamic capabilities, organizational learning, and knowledge management is a relevant factor for organizational adaptation, innovation, and performance. Specifically, the findings were grouped into four clusters.
Theoretical / methodological contributions
The contributions consist of providing structured evidence on the interdependence between dynamic capabilities, learning, and knowledge management. The study theoretically reinforces that continuous learning strengthens dynamic capabilities, and knowledge management serves as a catalyst for innovation.
Social / management contributions
The contributions to management are to offer a roadmap for managers, indicating that they should develop strategies that combine leadership, technology (digitalization), and knowledge management This translates into fostering a culture of learning, implementing knowledge management systems, and innovation to respond quickly