Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO EM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO ENTRE O IPT OPEN E O YES! DELFT
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Rosana de Sousa Torres
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Universidade Nove de Julho Campus Vergueiro
2 - ANDREZA APARECIDA BARBOSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - José Edson Lara
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado

Reumo

Objetivo do estudo
Mapear e comparar as práticas do IPT OPEN e YES!Delft, analisando seus efeitos sobre o engajamento e desempenho de forma estratégica, identificando boas práticas e oportunidades de aprimoramento aplicáveis a diferentes contextos institucionais e graus de maturidade em inovação.
Relevância/originalidade
A relevância do estudo integra marketing digital, transferência de conhecimento e governança em ecossistemas de inovação por comparar IPT OPEN (Brasil) e YES!Delft (Holanda), oferecendo contribuições teóricas e práticas, propondo diretrizes adaptáveis para fortalecer engajamento e sustentabilidade em diferentes contextos institucionais.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa comparativa de dois hubs, IPT OPEN e YES!Delft, com seleção intencional. Utiliza dados secundários, análise temática, matriz comparativa e triangulação. Limitações incluem ausência de entrevistas e recorte temporal até janeiro de 2025.
Principais resultados
O YES!Delft favorecendo engajamento contínuo e diversificado digitalmente, o IPT OPEN possui atuação relevante, mas concentrada no LinkedIn, sem segmentação explícita de programas ou divulgação de indicadores consolidados. As diferenças nos resultados é que refletem maturidade do ecossistema e inovação.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui teoricamente ao articular inovação aberta e Hélice Quádrupla com marketing digital, transferência de conhecimento e governança estratégica. Amplia evidências sobre integração digital-presencial e mecanismos de orquestração, destacando alinhamento estratégico e indicadores em ecossistemas de inovação.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição social está em identificar estratégias eficazes de marketing digital e transferência de conhecimento que ampliam o engajamento em ecossistemas de inovação, promovendo melhores práticas e melhorias adaptáveis a diversos contextos institucionais, fortalecendo inovação inclusiva e sustentável nas instituições de ensino.

Abstract

Study goals
To map and compare the practices of IPT OPEN and YES!Delft, strategically analyzing their effects on engagement and performance, identifying best practices and improvement opportunities applicable to different institutional contexts and levels of innovation maturity.
Relevance / originality
The study's relevance lies in integrating digital marketing, knowledge transfer, and governance in innovation ecosystems by comparing IPT OPEN (Brazil) and YES!Delft (Netherlands), offering theoretical and practical contributions and proposing adaptable guidelines to strengthen engagement and sustainability across diverse institutional contexts.
Methodology / approach
Comparative qualitative research of two hubs, IPT OPEN and YES!Delft, with intentional selection. It uses secondary data, thematic analysis, comparative matrix, and triangulation. Limitations include absence of interviews and a temporal scope until January 2025.
Main results
YES!Delft promotes continuous and digitally diverse engagement, while IPT OPEN has a relevant presence but is concentrated on LinkedIn, lacking explicit program segmentation or disclosure of consolidated indicators. These differences reflect ecosystem maturity and innovation levels.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes theoretically by linking open innovation and the Quadruple Helix with digital marketing, knowledge transfer, and strategic governance. It expands evidence on digital-physical integration and orchestration mechanisms, highlighting strategic alignment and performance indicators in innovation ecosystems.
Social / management contributions
The social contribution lies in identifying effective digital marketing and knowledge transfer strategies that enhance engagement in innovation ecosystems, promoting best practices and adaptable improvements across diverse institutional contexts, thereby strengthening inclusive and sustainable innovation in educational institutions.