Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE A REPUTAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: COMPREENDENDO OS CRITÉRIOS POR TRÁS DA TOMADA DE DECISÃO ACADÊMICA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Estratégica de Marcas

Autores

Nome
1 - Pablo Turbuk Garran
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Fellipe Silva Martins
Universidade Presbiteriana Mackenzie - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo examina como docentes de instituições privadas de ensino superior percebem e priorizam critérios ao avaliar a reputação institucional. Os docentes, como stakeholders internos e co-criadores da reputação, permanecem sub-representados na pesquisa sobre reputação em comparação a estudantes e públicos externos.
Relevância/originalidade
Trata-se de uma das primeiras aplicações do PAPRIKA às percepções docentes sobre a reputação institucional, oferecendo uma hierarquia empiricamente fundamentada de critérios e refinando a teoria da reputação ao revelar diferenças entre as prioridades de stakeholders internos e externos.
Metodologia/abordagem
Foi adotado um desenho quantitativo e exploratório, empregando a análise de decisão multicritério (MCDA) por meio do método PAPRIKA (Potentially All Pairwise RanKings of all possible Alternatives) Oito critérios identificados em literatura revisada por pares e literatura cinzenta orientaram a análise: Qualidade
Principais resultados
O estudo mostra que os docentes priorizam o capital humano (especialmente a qualidade do corpo docente e o sucesso de egressos) em detrimento de métricas financeiras ou de internacionalização, apontando para uma lacuna entre as prioridades dos stakeholders internos e os critérios
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo avança a teoria da reputação organizacional ao demonstrar divergências entre as prioridades de stakeholders internos e externos e, metodologicamente, mostra como o PAPRIKA pode ser aplicado ao ensino superior para gerar pesos de preferência consistentes e menos suscetíveis a vieses.
Contribuições sociais/para a gestão
Estratégias de reputação voltadas para docentes devem priorizar investimentos no desenvolvimento do corpo docente, nas relações com ex-alunos e em iniciativas de reconhecimento. Esforços em recursos e internacionalização podem ter maior impacto quando vinculados a conquistas acadêmicas visíveis.

Abstract

Study goals
This study examines how faculty in private higher education institutions perceive and prioritize criteria when evaluating institutional reputation. Faculty, as both internal stakeholders and co-creators of reputation, remain underrepresented in reputation research compared to students and external audiences.
Relevance / originality
This is among the first applications of PAPRIKA to faculty perceptions of institutional reputation, providing an empirically grounded hierarchy of criteria and refining reputation theory by revealing differences between internal and external stakeholder priorities.
Methodology / approach
A quantitative, exploratory design employed multicriteria decision analysis (MCDA) using the PAPRIKA (Potentially All Pairwise RanKings of all possible Alternatives) method Eight criteria from peer-reviewed and grey literature guided the analysis: Faculty Quality, Alumni Success, Recognition, Student Quality and Selectivity, Research and
Main results
The study shows that faculty prioritize human capital (especially academic staff quality and alumni success) over financial or internationalization metrics, pointing to a gap between internal stakeholder priorities and external ranking criteria This finding refines reputation theory by evidencing stakeholder-specific valuations and
Theoretical / methodological contributions
The study advances organizational reputation theory by demonstrating divergences between internal and external stakeholder priorities, and methodologically shows how PAPRIKA can be applied to higher education to produce consistent and bias-minimized preference weights.
Social / management contributions
Reputation strategies aimed at faculty should prioritize investment in academic staff development, alumni relations, and recognition initiatives. Resource and internationalization efforts may gain greater impact when tied to visible academic achievements.