Objetivo do estudo
O objetivo do estudo é propor um projeto estratégico que contribua positivamente para implementar mudanças culturais em organizações complexas, principalmente no momento de transição de diretoria.
Relevância/originalidade
A cultura organizacional tem suas raízes voltadas aos ideais dos fundadores. Por meio da socialização, incute os valores em seus funcionários. Em eventual troca de lideranças, o novo esquema de valores pode ser visto mais como uma ameaça do que uma oportunidade.
Metodologia/abordagem
Como metodologia, a pesquisa é qualitativa e a coleta de dados foi realizada em campo, durante o projeto “Café com a Presidente”. A categorização processada no software Nvivo. Quanto à técnica de análise de dados, situou-se na estrutura de Bardin (2021).
Principais resultados
Os resultados apontam que o processo de transição e o modelo de gestão implementado pela diretoria que tomou posse em 2022 trouxe mudanças positivas na cultura organizacional, na percepção de seus colaboradores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com a problemática apresentada, a contribuição teórica foi a análise das mudanças nos padrões culturais em uma organização, promovidas pela transição de sua diretoria executiva.
Contribuições sociais/para a gestão
A principal contribuição da presente pesquisa reitera a importância do comportamento dos líderes, sobretudo quanto aos valores compartilhados, no processo de mudança organizacional.