Resumo

Título do Artigo

INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES PRETAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS FATORES HUMANOS E DA PROPENSÃO AO EMPREENDEDORISMO
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Tema

Aspectos Comportamentais e o Papel do Agente Inovador e Empreendedor

Autores

Nome
1 - Sonia Aparecida Juvenal
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Vânia Maria Jorge Nassif
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Luis Eduardo Brandão Paiva
Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
4 - Tatiana Ferreira Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender a intenção empreendedora(IE) e identificar principais fatores humanos(PFH) que impulsionam estudantes pretas do ensino médio de uma Escola Estadual de SP. Investigar e compreender PFH relacionados com a IE; identificar comportamentos relacionados à IE; relacionar IE e propensão empreendedora aos PFH.
Relevância/originalidade
Práticas pedagógicas e tecnológicas fortalecem subjetividades empreendedoras, destacando autoeficácia, motivação, apoio social e percepção de oportunidades, essenciais para repensar o empreendedorismo e embasar políticas públicas inclusivas e sensíveis às desigualdades estruturais.
Metodologia/abordagem
A metodologia adotada é de natureza descritiva e exploratória. Além do levantamento bibliográfico fora realizada uma coleta de dados através de aplicação de questionário estruturado, o qual foi tabulado e inserido no software Jamovi para análise de estatística.
Principais resultados
Os achados indicaram que aspectos dos fatores humanos e subjetivos, diferentes intensidades e significados e correlações fortes entre dimensões em relação a intenção empreendedora e as moderadas com variáveis como autoeficácia e proatividade demonstram que o empreendedorismo é um fenômeno multifacetado.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo amplia a compreensão sobre como fatores humanos, como autoeficácia e proatividade, influenciam a intenção e a propensão empreendedora de estudantes pretas do ensino médio. Evidencia as correlações significativa, ausência de relação com a idade escolar, importância das trajetórias diversas.
Contribuições sociais/para a gestão
Ao compreender a experiência escolar como um espaço formativo e potencializador de trajetórias empreendedoras, o estudo evidencia a importância de investigar não apenas os aspectos técnicos do empreendedorismo, mas também os elementos subjetivos e contextuais que moldam as aspirações.

Abstract

Study goals
To understand entrepreneurial intention(EI) and identify key human factors(KHFs) that drive black female high school students at a state school in São Paulo. To investigate KHFs related to EI; identify behaviors related to EI; relate EI and entrepreneurial propensity to KHFs.
Relevance / originality
Pedagogical and technological practices strengthen entrepreneurial subjectivities, highlighting self-efficacy, motivation, social support, and perception of opportunities, which are essential for rethinking entrepreneurship and informing inclusive public policies that are sensitive to structural inequalities.
Methodology / approach
The methodology adopted is descriptive and exploratory in nature. In addition to the bibliographic survey, data was collected through a structured questionnaire, which was tabulated and entered into Jamovi software for statistical analysis.
Main results
The findings indicated that aspects of human and subjective factors, different intensities and meanings, and strong correlations between dimensions related to entrepreneurial intention and moderate correlations with variables such as self-efficacy and proactivity demonstrate that entrepreneurship is a multifaceted phenomenon.
Theoretical / methodological contributions
Study broadens the understanding of how human factors, such as self-efficacy and proactivity, influence the entrepreneurial intention and propensity of black high school students. It highlights significant correlations, the absence of a relationship with school age, and the importance of diverse trajectories.
Social / management contributions
By understanding the school experience as a formative space that enhances entrepreneurial trajectories, the study highlights the importance of investigating not only the technical aspects of entrepreneurship, but also the subjective and contextual elements that shape aspirations.