Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE ESCALA: GUARANTEE AND AUTHENTICITY PERCEPTION SCALE – GAP
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Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - juliana ribeiro garcia donzelli
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Leonardo Vils
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
3 - Eduardo Mesquita
SENAC - Santo Amaro

Reumo

Objetivo do estudo
Desenvolver a escala de percepção de garantia de autenticidade, apresentando evidências de validade e confiabilidade de um instrumento científico para mensurar a percepção de garantia de autenticidade.
Relevância/originalidade
Apresenta um modelo de mensuração para operacionalizar e avaliar a percepção de garantia de autenticidade no contexto de mercado de luxo de segunda mão, de forma a permitir que seja utilizado como ferramenta de diagnóstico.
Metodologia/abordagem
Foi aplicada em uma pesquisa com 72 consumidores e não consumidores de brechós de luxo. Para a análise dos dados, foram utilizadas a Análise Fatorial Exploratória.
Principais resultados
A Escala de Percepção de Garantia de Autenticidade Guarantee and Authenticity Perception Scale – GAP possui 05 traços de percepção de garantia de autenticidade agrupado em uma única dimensão.
Contribuições teóricas/metodológicas
As dimensões da escala percepção de garantia de autenticidade contribui para as pesquisas em branding e marketing no setor de luxo de segunda mão.
Contribuições sociais/para a gestão
A escala permite que seja utilizado como ferramenta de diagnóstico para os brechós construam um relacionamento mais efetivo com os consumidores.

Abstract

Study goals
To develop the Guarantee of Authenticity Perception Scale, presenting evidence of validity and reliability for a scientific instrument designed to measure the perception of guarantee of authenticity.
Relevance / originality
It presents a measurement model to operationalize and assess the perception of guarantee of authenticity in the context of the second-hand luxury market, enabling its use as a diagnostic tool.
Methodology / approach
It was applied in a study with 72 consumers and non-consumers of luxury thrift stores. For data analysis, Exploratory Factor Analysis was used.
Main results
The Guarantee and Authenticity Perception Scale (GAP) comprises five traits of authenticity guarantee perception, grouped into a single dimension.
Theoretical / methodological contributions
The dimensions of the Guarantee of Authenticity Perception Scale contribute to branding and marketing research in the second-hand luxury sector.
Social / management contributions
The scale can be used as a diagnostic tool for thrift stores to build a more effective relationship with consumers.