Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA MULHERES: UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E AS TRANSFORMAÇÕES COMPORTAMENTAIS NOS NEGÓCIOS
Abrir Arquivo

Tema

Educação Empreendedora focando no ensino de empreendedorismo e inovação.

Autores

Nome
1 - Thalyta Rodrigues Silva
-
2 - Márcia Lúcia de Souza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Gama
3 - Jose Elenilson Cruz
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Gama

Reumo

Objetivo do estudo
Verificar se as ações de capacitação do curso "Educação empreendedora para mulheres: Um olhar sobre as competências" conseguiram transferir conhecimento, aprimorar habilidades e influenciar positivamente as atitudes das mulheres empreendedoras, impactando nos seus negócios conforme as competências de Man e Lau.
Relevância/originalidade
Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico e de registros das observações da pesquisadora.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa ação.
Principais resultados
Os resultados da pesquisa evidenciaram que as empreendedoras possuem perfis diversificados no que diz respeito à idade, nível de escolaridade, uso de tecnologias digitais e acesso à internet para vendas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa ação.
Contribuições sociais/para a gestão
Programas voltados à promoção do empreendedorismo podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades de gestão e da criatividade empreendedora Nesse contexto, o apoio de políticas públicas ajuda no fortalecimento e no desenvolvimento da economia criativa.

Abstract

Study goals
Check if the training actions of the course "Entrepreneurial Education for Women: A Look at Competencies" managed to transfer knowledge, enhance skills, and positively influence the attitudes of women entrepreneurs, impacting their businesses according to the competencies of Man and Lau.
Relevance / originality
The data were obtained through an electronic questionnaire and from the researcher’s observation records.
Methodology / approach
This is an exploratory, descriptive research with a qualitative approach, developed through action research.
Main results
The research results showed that female entrepreneurs have diverse profiles regarding age, education level, use of digital technologies, and access to the internet for sales.
Theoretical / methodological contributions
This is an exploratory, descriptive research with a qualitative approach, developed through action research.
Social / management contributions
Programs aimed at promoting entrepreneurship can contribute to the development of management skills and entrepreneurial creativity. In this context, support from public policies helps strengthen and develop the creative economy.