Objetivo do estudo
O objetivo deste ensaio teórico é apresentar a contribuição do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) na implementação e monitoramento de projetos de transformação digital, propondo um modelo que contemple a transição das organizações.
Relevância/originalidade
A relevância do artigo reside em agregar à literatura de gestão de projetos e transformação digital, propondo um modelo de implementação inédito via EGP. Sua originalidade está em sistematizar o processo de transformação digital, preenchendo uma lacuna na pesquisa.
Metodologia/abordagem
Este artigo configura-se como um ensaio teórico e uma pesquisa bibliográfica.A metodologia consistiu na análise e síntese de referências conceituais para propor um modelo de gestão da transformação digital, demonstrando conceitualmente a aplicação de ferramentas para coordenar a transição.
Principais resultados
O principal resultado é a proposição de um modelo de gestão da transformação digital. Ele utiliza o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) como uma estrutura estratégica, integrando o Life Cycle Canvas e o Cockpit de Projetos para planejamento e monitoramento, respectivamente.
Contribuições teóricas/metodológicas
Reside em propor um modelo de gestão da transformação digital utilizando o EGP. A contribuição metodológica está em demonstrar, de forma inédita, a aplicação de ferramentas visuais, como o Life Cycle Canvas e o Cockpit de projetos, para coordenar esse processo.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição para a gestão é o modelo que melhora o controle e a coordenação de projetos de transformação digital. A social reside na otimização do uso de recursos, gerando maior competitividade e resiliência para as organizações na era digital.