Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DO BUSINESS ANALYTICS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA ANÁLISE PREDITIVA DE MERCADO: PROPOSTA DE UM MÉTODO INTEGRATIVO APLICADO AO SETOR SIDERÚRGICO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Leonardo Ferreira de Melo
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Coração Eucarístico
2 - RODRIGO BARONI DE CARVALHO
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - PPGA - Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Propor e validar um framework e um método integrativo de aplicação conjunta de Business Analytics (BA) e Inteligência Competitiva (IC) no contexto da análise preditiva de mercado, em um grupo multinacional do setor siderúrgico.
Relevância/originalidade
Nota-se uma escassez de pesquisas que abordam as técnicas de Business Analytics e Inteligência Competitiva aplicadas em conjunto. Nesse sentido, este trabalho contribui para a literatura atual e para os profissionais do setor ao apresentar um framework e um método prático estruturado.
Metodologia/abordagem
Este trabalho é um estudo qualitativo no qual se apresenta um framework e um método prático, ambos baseados na literatura atual. A validação ocorre por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas com o auxílio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016).
Principais resultados
Proposição de um framework e um método para a aplicação conjunta de Business Analytics (BA) e Inteligência Competitiva (IC), ambos fundamentados na literatura e validados por meio de entrevistas. Ambos facilitam a aplicação de técnicas de análise preditiva e são generalizáveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
Fortalecimento da literatura atual por meio da proposição de um framework integrativo de Business Analytics e Inteligência Competitiva.O método desenvolvido é orientado a gestores e estruturado em etapas para auxiliar na implementação, facilitando sua aplicação em ambientes com baixa maturidade em dados.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo visa fortalecer os laços entre os profissionais da área e a teoria atual, promovendo a discussão com especialistas não acadêmicos. Essa abordagem, fundamentada na literatura sobre a temática, incentiva o aprofundamento do tema e a evolução dos estudos no campo.

Abstract

Study goals
To propose and validate an integrative framework and method for the joint application of Business Analytics (BA) and Competitive Intelligence (CI) in the context of predictive market analysis, within a multinational group in the steel industry.
Relevance / originality
There is a noted scarcity of research on the joint application of Business Analytics and Competitive Intelligence techniques. In this sense, this work contributes to the current literature and to industry professionals by presenting a structured and practical framework and method.
Methodology / approach
This work is a qualitative study in which a practical framework and method, both based on the current literature, are presented. Validation is performed through semi-structured interviews, analyzed with the technique of Content Analysis of Bardin (2016).
Main results
This paper proposes a framework and a method for the joint application of Business Analytics (BA) and Competitive Intelligence (CI), grounded in the literature and validated through interviews. The proposed tools facilitate the application of predictive analysis techniques and are generalizable.
Theoretical / methodological contributions
This paper strengthens the current literature by proposing an integrative framework for Business Analytics and Competitive Intelligence. The developed method is manager-oriented and structured in steps to assist with implementation, facilitating its application in environments with low data maturity.
Social / management contributions
This study aims to strengthen the ties between industry professionals and current theory, promoting discussion with non-academic experts. This approach, grounded in the literature on the subject, encourages a deeper understanding of the topic and the advancement of research in the field.