Objetivo do estudo
Desenvolver um conjunto de indicadores de desempenho voltados à gestão da inovação em empresas de serviços de Tecnologia da Informação (TI), com base no Balanced Scorecard (BSC).
Relevância/originalidade
O estudo se justifica devido à escassez de modelos específicos de avaliação da inovação para empresas de serviços de TI, considerando suas particularidades organizacionais e operacionais.
Metodologia/abordagem
A pesquisa adotou o método de pesquisa-ação, envolvendo uma revisão sistemática da literatura e grupo focal. A pesquisa empírica com o grupo focal foi conduzida em duas etapas com executivos e especialistas do setor em uma empresa multinacional.
Principais resultados
O estudo resultou em um dashboard estruturado com 18 indicadores validados e organizados pelas quatro perspectivas do BSC.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados contribuem para preencher a lacuna existente de publicações acadêmicas sobre o tema, oferecendo um modelo específico de avaliação da inovação para empresas de serviços de TI.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados fornecem aos gestores de empresas de serviços de TI um referencial mais estruturado, mensurável e alinhado às demandas das partes interessadas quanto à gestão da inovação.