Resumo

Título do Artigo

INDICADORES DE DESEMPENHO BASEADOS NO BALANCED SCORCARD PARA GESTÃO DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
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Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Isabel Carolina Zorzi de Miranda
Unidade de Pos Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza - Luz
2 - NAPOLEÃO VERARDI GALEGALE
Centro Paula Souza - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa

Reumo

Objetivo do estudo
Desenvolver um conjunto de indicadores de desempenho voltados à gestão da inovação em empresas de serviços de Tecnologia da Informação (TI), com base no Balanced Scorecard (BSC).
Relevância/originalidade
O estudo se justifica devido à escassez de modelos específicos de avaliação da inovação para empresas de serviços de TI, considerando suas particularidades organizacionais e operacionais.
Metodologia/abordagem
A pesquisa adotou o método de pesquisa-ação, envolvendo uma revisão sistemática da literatura e grupo focal. A pesquisa empírica com o grupo focal foi conduzida em duas etapas com executivos e especialistas do setor em uma empresa multinacional.
Principais resultados
O estudo resultou em um dashboard estruturado com 18 indicadores validados e organizados pelas quatro perspectivas do BSC.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados contribuem para preencher a lacuna existente de publicações acadêmicas sobre o tema, oferecendo um modelo específico de avaliação da inovação para empresas de serviços de TI.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados fornecem aos gestores de empresas de serviços de TI um referencial mais estruturado, mensurável e alinhado às demandas das partes interessadas quanto à gestão da inovação.

Abstract

Study goals
To develop a set of performance indicators focused on innovation management in Information Technology (IT) services companies, based on the Balanced Scorecard (BSC).
Relevance / originality
The study is justified by the scarcity of specific innovation assessment models for IT services companies, considering their organizational and operational specificities.
Methodology / approach
The research adopted the action research method, involving a systematic literature review and a focus group. The empirical research was conducted in two stages with executives and industry experts at a multinational company.
Main results
The study resulted in a structured dashboard with 18 validated indicators organized according to the four BSC perspectives.
Theoretical / methodological contributions
The results contribute to filling the existing gap in academic publications on the topic, offering a specific innovation assessment model for IT services companies.
Social / management contributions
The results provide IT services company managers with a more structured, measurable framework that aligns with stakeholder demands regarding innovation management.