Resumo

Título do Artigo

GESTÃO VISUAL NA EDUCAÇÃO: O POTENCIAL DO KANBAN
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Vanessa Pedrosa
Universidade Federal de Pernambuco - Recife

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar o potencial da gestão visual na educação, por meio da utilização da ferramenta Kanban, como estratégia de organização, acompanhamento e transparência dos processos pedagógicos e de aprendizagem, visando favorecer a colaboração, a autonomia dos colaboradores e a eficiência na gestão escolar.
Relevância/originalidade
O uso do Kanban na educação ainda é pouco explorado academicamente em comparação ao setor produtivo, o que torna o estudo inovador e oportuno .A pesquisa propõe transpor uma metodologia ágil, originária da indústria e da tecnologia, para o campo educacional.
Metodologia/abordagem
Foram realizadas reuniões com os Gestores e coordenadores sobre a ferramenta Kanban para o acompanhamento das demandas administrativas e pedagógicas. Etapas: Criação de quadros para metas institucionais, projetos escolares e reuniões pedagógicas Uso coletivo em reuniões de equipe para atualização de Feedbacks.
Principais resultados
A pesquisa encontra-se em fase de implantação. Com a aplicação da ferramenta, busca-se otimizar os processos e sistematizar o acompanhamento das ações, reduzindo ruídos de comunicação e promovendo maior agilidade no atendimento às devolutivas solicitadas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Taiichi Ohno (1912–1990) Criador do Sistema Toyota de Produção, onde o Kanban foi desenvolvido como mecanismo de controle de fluxo e redução de desperdícios Contribuição indireta para a educação: mostra que o fluxo contínuo de tarefas e a visualização das etapas.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição dos teóricos mostra que o Kanban, originado na indústria, evoluiu para uma metodologia de gestão adaptável a diferentes contextos, inclusive a escola. Sua relevância está em oferecer transparência, colaboração, autonomia e melhoria contínua para Gestão Escolar e sua comunidade acadêmica.

Abstract

Study goals
Analyze the potential of visual management in education, through the use of the Kanban tool, as a strategy for organizing, monitoring, and ensuring transparency in pedagogical and learning processes, aiming to promote collaboration, employee autonomy, and efficiency in school management.
Relevance / originality
The use of Kanban in education is still little explored academically compared to the productive sector, which makes the study innovative and timely. The research proposes to transpose an agile methodology, originating from industry and technology, to the educational field.
Methodology / approach
Meetings were held with managers and coordinators regarding the Kanban tool to monitor administrative and pedagogical demands. Steps: Creation of boards for institutional goals, school projects, and pedagogical meetings. Collective use in team meetings to update feedback.
Main results
The research is currently in the implementation phase. The tool aims to optimize processes and systematize monitoring of actions, reducing communication noise and promoting greater agility in responding to requested feedback.
Theoretical / methodological contributions
Taiichi Ohno (1912–1990) Creator of the Toyota Production System, where Kanban was developed as a mechanism for flow control and waste reduction. Indirect contribution to education: shows the continuous flow of tasks and the visualization of steps.
Social / management contributions
The theorists' contributions show that Kanban, which originated in industry, has evolved into a management methodology adaptable to different contexts, including schools. Its relevance lies in offering transparency, collaboration, autonomy, and continuous improvement to school management and its academic community.