Resumo

Título do Artigo

GOAP-P: FRAMEWORK DE GOVERNANÇA ORIENTADA À APRENDIZAGEM PARA PROJETOS DE ALTO DESEMPENHO
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Viviane Macedo Stivanim
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Rodrigo Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
3 - Glauco Ricardo Simões Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Desenvolver um modelo de governança de projetos que integre práticas de aprendizagem individual, promovendo alto desempenho organizacional por meio da combinação de rigor metodológico e aplicabilidade prática.
Relevância/originalidade
O estudo aborda uma lacuna teórica e prática sobre como estruturas de governança podem estimular ciclos de aprendizagem nos projetos. Essa integração fortalece a capacidade adaptativa das organizações em ambientes dinâmicos e competitivos.
Metodologia/abordagem
Construção do modelo a partir de uma pesquisa empírica com 186 profissionais de projetos, aplicando-se análise quantitativa e revisão teórica.
Principais resultados
Considerando que a Governança impacta positivamente a aprendizagem individual e o sucesso dos projetos foi construído um modelo GOAP-P em cinco dimensões práticas (papéis e responsabilidades, comunicação, feedback, capacitação e decisões baseadas em conhecimento), com uma ferramenta de apoio.
Contribuições teóricas/metodológicas
Amplia o entendimento da relação entre governança, aprendizagem individual e sucesso dos projetos e oferece um framework teórico-empírico que articula governança de projetos e aprendizagem organizacional de forma integrada.
Contribuições sociais/para a gestão
Proporcionar instrumentos aplicáveis para gestores (checklists, templates, roteiros). Assim como, orientar organizações na construção de ambientes de projeto mais adaptativos, inovadores e orientados ao desenvolvimento humano, consolidando uma cultura de aprendizagem contínua como fator estratégico de competitividade.

Abstract

Study goals
To develop a project governance model that integrates individual learning practices, promoting high organizational performance through the combination of methodological rigor and practical applicability.
Relevance / originality
The study addresses a theoretical and practical gap on how governance structures can stimulate learning cycles in projects. This integration strengthens the adaptive capacity of organizations in dynamic and competitive environments.
Methodology / approach
Construction of the model from an empirical research with 186 project professionals, applying quantitative analysis and theoretical review.
Main results
Considering that Governance positively impacts individual learning and the success of projects, a GOAP-P model was built in five practical dimensions (roles and responsibilities, communication, feedback, training and knowledge-based decisions), with a support tool.
Theoretical / methodological contributions
It broadens the understanding of the relationship between governance, individual learning and project success and offers a theoretical-empirical framework that articulates project governance and organizational learning in an integrated way.
Social / management contributions
Provide applicable tools for managers (checklists, templates, scripts). As well as guiding organizations in the construction of more adaptive, innovative and human development-oriented design environments, consolidating a culture of continuous learning as a strategic factor of competitiveness.