Objetivo do estudo
Desenvolver um modelo de governança de projetos que integre práticas de aprendizagem individual, promovendo alto desempenho organizacional por meio da combinação de rigor metodológico e aplicabilidade prática.
Relevância/originalidade
O estudo aborda uma lacuna teórica e prática sobre como estruturas de governança podem estimular ciclos de aprendizagem nos projetos. Essa integração fortalece a capacidade adaptativa das organizações em ambientes dinâmicos e competitivos.
Metodologia/abordagem
Construção do modelo a partir de uma pesquisa empírica com 186 profissionais de projetos, aplicando-se análise quantitativa e revisão teórica.
Principais resultados
Considerando que a Governança impacta positivamente a aprendizagem individual e o sucesso dos projetos foi construído um modelo GOAP-P em cinco dimensões práticas (papéis e responsabilidades, comunicação, feedback, capacitação e decisões baseadas em conhecimento), com uma ferramenta de apoio.
Contribuições teóricas/metodológicas
Amplia o entendimento da relação entre governança, aprendizagem individual e sucesso dos projetos e oferece um framework teórico-empírico que articula governança de projetos e aprendizagem organizacional de forma integrada.
Contribuições sociais/para a gestão
Proporcionar instrumentos aplicáveis para gestores (checklists, templates, roteiros). Assim como, orientar organizações na construção de ambientes de projeto mais adaptativos, inovadores e orientados ao desenvolvimento humano, consolidando uma cultura de aprendizagem contínua como fator estratégico de competitividade.