Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS FUNDAMENTADO NA ABORDAGEM DO TEATRO APLICADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - FRANCIANE FREITAS SILVEIRA
UFABC - Universidade Federal do ABC - CECS
2 - Roberto Lima Ruas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Conduzir uma revisão sistemática da literatura sobre o uso do teatro aplicado no contexto organizacional. Especificamente pretende-se identificar e caracterizar as práticas teatrais empregadas em intervenções organizacionais e identificar as competências profissionais que são efetivamente desenvolvidas por meio dessas práticas.
Relevância/originalidade
A relevância desta investigação reside em abordar temática promissora ainda pouco sistematizada na literatura acadêmica e na prática organizacional Ao consolidar evidências empíricas disponíveis e identificar padrões de aplicação, esta pesquisa visa subsidiar futuras intervenções práticas e orientar programas de desenvolvimento organizacional
Metodologia/abordagem
O estudo é realizado por meio da metodologia revisão sistemática da literatura identificando publicações que utilização metodolgoias e práticas do teatro aplciado para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto específico de treinamentos e workshops organizacionais relacionados à área de gestào.
Principais resultados
A revisão sistemática revelou o amplo potencial do uso teatro aplicado em contextos organizacionais diversificados. Os resultados indicam o desenvolvimento de competências múltiplas e transverais, sendo as competências pessoais e sociais as mais recorrentes nos resultados das publicações analisadas
Contribuições teóricas/metodológicas
Apesar de a literatura apresentar alguns indícios positivos, ainda existem lacunas consideráveis quanto à sistematização do conhecimento sobre o uso do teatro para o desenvolvimento de competências profissionais Especificamente, faltam estudos que identifiquem as metodologias teatrais mais usadas em ambientes organizacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados oferecem subsídios para que facilitadores e consultores integrem as práticas do teatro aplicado em programas de desenvolvimento profissional, alinhando essas práticas às competências exigidas no mercado de trabalho.

Abstract

Study goals
To conduct a systematic review of the literature on the use of applied theater in organizational contexts Specifically, the aim is to identify and characterize the theatrical practices employed in organizational interventions and identify the professional competencies that are effectively developed through
Relevance / originality
The relevance of this research lies in addressing a promising topic that is still little systematized in academic literature and organizational practice By consolidating available empirical evidence and identifying application patterns, this research aims to support future practical interventions and guide organizational
Methodology / approach
The study is carried out using the systematic literature review methodology, identifying publications that use applied theater methodologies and practices for the development of professional skills in the specific context of organizational training and workshops related to the management area.
Main results
The systematic review revealed the broad potential of theater applied in diverse organizational contexts. The results indicate the development of multiple and transversal skills, with personal and social skills being the most recurrent in the results of the analyzed publications.
Theoretical / methodological contributions
Although the literature presents some positive evidence, there are still considerable gaps in the systematization of knowledge about the use of theater for the development of professional skills Specifically, there is a lack of studies that identify the theatrical methodologies most used
Social / management contributions
The results provide support for facilitators and consultants to integrate applied theater practices into professional development programs, aligning these practices with the skills required in the job market.