Resumo

Título do Artigo

MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM A INCERTEZA (MDCI): UM RELATO TÉCNICO SOBRE PRÁTICAS TEATRAIS E APRENDIZAGEM ATIVA EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Roberto Lima Ruas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar e analisar a aplicação do Método de Desenvolvimento de Competências para lidar com a Incerteza (MDCI), fundamentado em práticas teatrais e princípios de aprendizagem ativa, como estratégia inovadora de formação gerencial.
Relevância/originalidade
A originalidade do artigo está colocada na integração relativamente inédita de práticas teatrais e princípios de aprendizagem ativa em um método estruturado (MDCI) para desenvolver competências gerenciais em contextos de incerteza, articulando teoria e prática em aplicações educacionais e organizacionais
Metodologia/abordagem
A metodologia baseia-se em um relato técnico com caráter exploratório, estruturado em revisão teórica, construção do método MDCI, aplicação em pilotos nacionais e internacionais, e análise qualitativa de reações e aprendizagens, apoiada em princípios da aprendizagem ativa e práticas teatrais
Principais resultados
Os resultados indicam que o MDCI favorece o desenvolvimento de competências gerenciais importantes neste momento— criatividade, resiliência, inteligência emocional, comunicação e trabalho em equipe —,gerando engajamento e motivação Contudo, apontam desafios como tempo limitado, avaliação objetiva e adaptação ao modo online.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo contribui ao integrar práticas teatrais e princípios da aprendizagem ativa no desenvolvimento de competências em contextos de incerteza. Metodologicamente, propõe o MDCI como estrutura inovadora, articulando teoria e vivência prática, e ampliando alternativas formativas frente às limitações de métodos tradicionais.
Contribuições sociais/para a gestão
O relato demonstra que práticas teatrais favorecem o desenvolvimento de soft skills essenciais ao ambiente empresarial, como resiliência, comunicação e criatividade Socialmente, contribui para formar profissionais mais preparados para lidar com incertezas, fortalecendo a gestão de equipes e promovendo inovação em organizações

Abstract

Study goals
To present and analyze the application of the Skills Development Method for Dealing with Uncertainty (MDCI), based on theatrical practices and active learning principles, as an innovative management training strategy.
Relevance / originality
The originality of the article lies in the relatively unprecedented integration of theatrical practices and active learning principles into a structured method (MDCI) to develop managerial skills in contexts of uncertainty, articulating theory and practice in educational and organizational applications.
Methodology / approach
The methodology is based on a technical report with an exploratory character, structured in theoretical review, construction of the MDCI method, application in national and international pilots, and qualitative analysis of reactions and learning, supported by principles of active learning and theatrical
Main results
The results indicate that the MDCI favors the development of important management skills at this time—creativity, resilience, emotional intelligence, communication, and teamwork—generating engagement and motivation However, they point to challenges such as limited time, objective assessment, and adaptation to the online
Theoretical / methodological contributions
This article contributes by integrating theatrical practices and active learning principles to develop skills in contexts of uncertainty Methodologically, it proposes the MDCI as an innovative framework, articulating theory and practical experience, and expanding training alternatives in light of the limitations of
Social / management contributions
The report demonstrates that theatrical practices favor the development of soft skills essential to the business environment, such as resilience, communication and creativity Socially, it contributes to training professionals better prepared to deal with uncertainty, strengthening team management and promoting innovation in