Objetivo do estudo
Explicar as relações entre autenticidade de marca e amor à marca, mapeando estudos e agrupando clusters teóricos.
Relevância/originalidade
A autenticidade de marca e o amor à marca tornaram-se construtos importantes para a gestão, em um cenário de transformação digital. Apesar dos avanços, é preciso sistematizar os estudos existentes.
Metodologia/abordagem
Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e protocolo PRISMA, foram selecionados artigos publicados em inglês em journals peer-reviewed. O estudo incluiu 25 artigos obtidos a partir do Scopus, Web of Science e Google Scholar.
Principais resultados
A autenticidade da marca é identificada como um motor fundamental para o amor à marca. Marcas percebidas como autênticas criam laços emocionais profundos, impulsionados por experiências genuínas e alta qualidade de serviço. O agrupamento de estudos configura-se em três clusters.
Contribuições teóricas/metodológicas
Base teórica para futuras pesquisas, apontando a necessidade de mais estudos qualitativos e de métodos mistos. Pesquisas futuras podem explorar a bidirecionalidade dos construtos, estudos longitudinais, novos contextos de mercado (B2B, influenciadores digitais), culturais e geográficos, e formas de coleta de dados.
Contribuições sociais/para a gestão
As marcas devem privilegiar a força existente na relação entre autenticidade de marca e amor à marca em seus planejamentos e comunicações, o que requer um compromisso genuíno com os valores, a qualidade e a história da marca.