Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é apresentar, em formato de cartilha, uma proposta de recomendações à gestão do conhecimento (GC) em atividades investigativas relativas a crimes cibernéticos.
Relevância/originalidade
O tema é relevante por abordar segurança pública e crimes cibernéticos na ótica da GC, oferecendo subsídios práticos a investigadores e gestores É original ao integrar GC e investigações sobre crimes cibernéticos, suprindo lacuna acadêmica, com aplicabilidade e potencial para pesquisas futuras
Metodologia/abordagem
Apresenta-se produto técnico-tecnológico (PTT), na forma de material didático, derivado de associação de revisão bibliográfica (Nonaka & Takeuchi, 1995; Ho,2009; Kaldeen, 2019) com estudo qualitativo que abrangeu análises de documentos e de entrevistas com policiais de um órgão de segurança pública.
Principais resultados
Foram apontados na cartilha conceito de GC, bem como fatores que facilitam e que são obstáculos à GC nas organizações policiais, em especial em investigações de crimes cibernéticos. Recomendações foram indicadas para o aprimoramento da GC nas referidas investigações.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho contribui para o desenvolvimento de PTT em Administração Pública, com foco na Segurança Pública. O estudo contribui para gestão do conhecimento em investigações sobre crimes cibernéticos, considerando opinião de policiais que divulgaram suas percepções sobre o tema.
Contribuições sociais/para a gestão
A cartilha tem potencial para impactar a GC sobre crimes cibernéticos, aprimorando a conscientização de investigadores e gestores a respeito de uma GC mais eficiente. Possui, também, aplicabilidade potencial e o uso da Cartilha pode ser replicado para diferentes organizações policiais.