Objetivo do estudo
Comparar a percepção de valor social da marca, o foco regulatório (dimensões motivacionais) e a atitude em relação à marca em situações com e sem conspicuidade de marca, ou seja, a visibilidade ostensiva da marca no produto.
Relevância/originalidade
O mercado de luxo e as transformações no comportamento do consumidor trouxeram aprofundamentos para a compreensão da intrínseca relação entre consumo conspícuo e a percepção de valor, e este estudo traz a Goal Framing Theory neste contexto.
Metodologia/abordagem
Foram elaborados dois questionários distintos, atribuídos aleatoriamente a dois grupos Um grupo se baseou na imagem de um relógio Rolex com marca visível e uma descrição do produto que incluía a marca, enquanto o outro não teve marca visível e descrição genérica.
Principais resultados
Os resultados preliminares do teste t revelaram uma diferença estatisticamente significativa apenas na percepção de valor funcional entre os grupos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Ao demonstrar que a conspicuidade da marca impacta diretamente a percepção do valor funcional, o estudo aponta para um resultado revelador sobre a formação de valor no segmento de luxo, que frequentemente enfatiza aspectos simbólicos e emocionais.
Contribuições sociais/para a gestão
A estratégia de tornar a marca visível (conspícua) em produtos de luxo pode ser uma ferramenta para elevar a percepção de utilidade e desempenho superior.