Resumo

Título do Artigo

BENEFÍCIOS DA DIMENSÃO AMBIENTAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRSARIAL PARA AGROINDÚSTRIAS
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa e ESG

Autores

Nome
1 - Rosicler Aparecida Pinto
-
2 - Jose Elenilson Cruz
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Gama
3 - Márcia Lúcia de Souza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Gama

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem por objetivo identificar os benefícios econômicos e não econômicos gerados pela dimensão ambiental da RSE para duas agroindústrias goianas, a partir da análise documental e entrevistas, visando contribuir para uma compreensão mais aprofundada desses benefícios para o segmento industrial.
Relevância/originalidade
Apesar de ações de natureza ambiental serem comuns no segmento agroindustrial (Barbosa & Cândido, 2014), escassas são as pesquisas empíricas enfocadas na identificação de benefícios econômicos e não econômicos oriundos dessas ações para agroindústrias Este estudo contribui para fechar esta lacuna.
Metodologia/abordagem
O estudo se apoia em levantamento de dados por meio de análise documental, entrevistas estruturadas e observação participante, utilizando a análise de conteúdo para o tratamento dos dados O procedimento técnico é o estudo de caso de múltiplos em duas agroindústrias.
Principais resultados
Dentre os benefícios econômicos estão a a redução de custos operacionais e o incremento de receitas advindos do aproveitamento de resíduos, Dentre os não econômicos estão o fortalecimento da imagem corporativa e a contribuição para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para validar aspectos teóricos relativos à abordagem estratégica da RSE e por identificar, com a devida mensuração, ganhos econômicos que práticas ambientais geram para as empresas O cruzamento de fontes de dados diferentes contribuem para a robustez dos resultados.
Contribuições sociais/para a gestão
A descrição dos resultados podem incentivar o aprimoramento e o gerenciamento de práticas ambientais por agroindústrias Os relatos sobre as formas de publicização das praticas e resultados favorecem a difusão do conhecimento para outras empresas, contribuindo para fortalecer as ações ambientais.

Abstract

Study goals
This study aims to identify the economic and non-economic benefits generated by the environmental dimension of Corporate Social Responsibility (CSR) for two agro-industrial companies in Goiás, based on document analysis and interviews, with the purpose of contributing to a deeper understanding of
Relevance / originality
Although environmental actions are common in the agro-industrial sector (Barbosa & Cândido, 2014), empirical research focusing on the identification of economic and non-economic benefits arising from these actions for agro-industrial companies remains scarce. This study contributes to bridging this gap.
Methodology / approach
The study relies on data collection through document analysis, structured interviews, and participant observation, employing content analysis for data treatment. The technical procedure adopted is a multiple-case study of two agro-industrial companies.
Main results
Among the economic benefits are the reduction of operational costs and the increase in revenues derived from waste utilization. Among the non-economic benefits are the strengthening of corporate image and the contribution to the social and environmental development of the communities.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes to validating theoretical aspects related to the strategic approach to CSR and to identifying, with proper measurement, the economic gains that environmental practices generate for companies. The triangulation of different data sources enhances the robustness of the results.
Social / management contributions
The description of the results can encourage the improvement and management of environmental practices by agro-industrial companies Reports on the ways these practices and outcomes are publicized promote the dissemination of knowledge to other companies, thereby contributing to the strengthening of environmental