Objetivo do estudo
Identificar os atributos determinantes para a decisão de corredores de rua de participarem de eventos pagos no Brasil
Relevância/originalidade
Devido à crescente profissionalização e comercialização dos eventos de corrida de rua, estudos recentes, pesquisadores têm buscado compreender as motivações e percepções dos participantes a partir de abordagens de marketing e comportamento do consumidor.
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa, natureza exploratória, por meio de 12 entrevistas com praticantes regulares de corrida de rua que tenham participado de pelo menos um evento pago nos últimos doze meses. As entrevistas foram analisadas por meio de análise de conteúdo.
Principais resultados
Os resultados mostram que a escolha dos participantes vai além de aspectos tangíveis, sendo fortemente influenciada por elementos emocionais e sociais, incluindo a organização do evento, segurança, reconhecimento pós-prova e o senso de pertencimento à comunidade de corredores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Compreensão dos atributos de escolha considerados por corredores de rua na participação de eventos pagos, área pouco explorada pela literatura no contexto brasileiro. Este artigo se diferencia ao categorizar atributos e revelar como são percebidos por corredores, indo além das tendências motivacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
promover a prática esportiva incentiva hábitos saudáveis, se alinha a estratégias de saúde pública voltadas à prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida da população e contribui para a economia local através do turismo esportivo e organização de eventos.