Resumo

Título do Artigo

ALÉM DA LARGADA: ATRIBUTOS DE ESCOLHA CONSIDERADOS POR CORREDORES DE RUA NA PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS PAGOS
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - PATRÍCIA GONÇALVES PRATES
Universidade FUMEC - Cruzeiro
2 - Pedro Henrique Alves de Assis Sales
Universidade FUMEC - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
3 - Luiz Rodrigo Cunha Moura
Universidade FUMEC - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar os atributos determinantes para a decisão de corredores de rua de participarem de eventos pagos no Brasil
Relevância/originalidade
Devido à crescente profissionalização e comercialização dos eventos de corrida de rua, estudos recentes, pesquisadores têm buscado compreender as motivações e percepções dos participantes a partir de abordagens de marketing e comportamento do consumidor.
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa, natureza exploratória, por meio de 12 entrevistas com praticantes regulares de corrida de rua que tenham participado de pelo menos um evento pago nos últimos doze meses. As entrevistas foram analisadas por meio de análise de conteúdo.
Principais resultados
Os resultados mostram que a escolha dos participantes vai além de aspectos tangíveis, sendo fortemente influenciada por elementos emocionais e sociais, incluindo a organização do evento, segurança, reconhecimento pós-prova e o senso de pertencimento à comunidade de corredores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Compreensão dos atributos de escolha considerados por corredores de rua na participação de eventos pagos, área pouco explorada pela literatura no contexto brasileiro. Este artigo se diferencia ao categorizar atributos e revelar como são percebidos por corredores, indo além das tendências motivacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
promover a prática esportiva incentiva hábitos saudáveis, se alinha a estratégias de saúde pública voltadas à prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida da população e contribui para a economia local através do turismo esportivo e organização de eventos.

Abstract

Study goals
To identify the attributes that determine the decision of road runners to participate in paid events in Brazil.
Relevance / originality
Due to the increasing professionalization and commercialization of road running events, recent studies have sought to understand participants' motivations and perceptions using marketing and consumer behavior approaches.
Methodology / approach
A qualitative, exploratory approach was used, involving 12 interviews with regular road runners who had participated in at least one paid event in the last twelve months. The interviews were analyzed using content analysis.
Main results
The results show that participant choice goes beyond tangible aspects, being strongly influenced by emotional and social factors, including event organization, safety, post-race recognition, and a sense of belonging to the running community.
Theoretical / methodological contributions
To understand the choice attributes considered by road runners when participating in paid events, an area little explored in the literature in the Brazilian context This article differentiates itself by categorizing attributes and revealing how they are perceived by runners, going beyond.
Social / management contributions
Promoting sports encourages healthy habits, aligns with public health strategies aimed at preventing disease and improving the population's quality of life, and contributes to the local economy through sports tourism and event organization.