Objetivo do estudo
Desenvolver e validar um método inovador de avaliação da qualidade dimensional de um implante médico.
Relevância/originalidade
Este estudo se justifica pela criticidade da peça, por ser uma prótese de uso humano possui alta responsabilidade em sua usabilidade A avaliação de sua qualidade é fundamental para não comprometer a saúde do indivíduo que necessita recorrer a esse artefato.
Metodologia/abordagem
A pesquisa apresenta um delineamento experimental comparativo, sendo uma abordagem relevante e consolidada na metodologia de pesquisa científica [9] Como objeto de estudo, foi um modelo de implante bucomaxilofacial representativo, considerando sua criticidade funcional.
Principais resultados
Este estudo demonstra a capacidade da tomografia computadorizada como um método de medição para a avaliação dimensional da amostra estudada neste trabalho, fornecendo uma alternativa viável para o controle de qualidade dimensional desse tipo de implante.
Contribuições teóricas/metodológicas
O tempo total de medição com a MMC foi significativamente superior ao da TC, sendo ele um pouco maior que 2 horas Entretanto, é necessário ter em vista que a geometria do implante é de difícil medição e fixação
Contribuições sociais/para a gestão
É possível identificar a tecnologia com menor tempo e maior precisão, a partir destas características fica mais simples ao gestor mensurar impactos e valores para uma melhor gestão dos recursos.