Resumo

Título do Artigo

TRABALHO EM EQUIPE E RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS NO GERENCIAMENTO DE UM PROJETO LOGÍSTICO
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais, de Equipes e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Luciana Viel Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Rogério Gonçalves de Oliveira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Raimundo José Lopes Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Luciano Ferreira da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste relato técnico é apresentar uma estratégia de trabalho em equipe para resolução colaborativa de problemas no gerenciamento de um projeto logístico.
Relevância/originalidade
Este relato técnico aborda um projeto logístico real e suas implicações negativas causadas pela falta de trabalho em equipe, destacando as dificuldades enfrentadas na colaboração entre equipes para resolver problemas e oferecendo uma experiência prática sobre esses desafios.
Metodologia/abordagem
A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza explicativa, utilizou estudo de caso com intervenção para compreender um projeto logístico real, relatando observações do pesquisador e ações de intervenção realizadas no contexto analisado.
Principais resultados
Os principais resultados envolvem comunicação, escopo e gestão de stakeholders: replanejamento com base na escuta ativa, melhoria da comunicação, maior transparência, fortalecimento do trabalho em equipe com vínculos de confiança e adoção de práticas colaborativas como lições aprendidas e brainstorming.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições práticas incluem a atuação real do gestor em projeto logístico estratégico, uso de práticas colaborativas, escuta ativa e decisões conjuntas. Destacam-se mediação de conflitos, engajamento, liderança sênior e caminhos para formar equipes coesas e orientadas a resultados.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições práticas incluem a atuação real do gestor em projeto logístico estratégico, uso de práticas colaborativas, escuta ativa e decisões conjuntas. Destacam-se mediação de conflitos, engajamento, liderança sênior e caminhos para formar equipes coesas e orientadas a resultados.

Abstract

Study goals
The objective of this technical report is to present a teamwork strategy for collaborative problem-solving in the management of a logistics project.
Relevance / originality
This technical report addresses a real logistics project and its negative implications caused by the lack of teamwork, highlighting the difficulties faced in collaboration between teams to solve problems and offering practical experience on these challenges.
Methodology / approach
The research, with a qualitative approach and explanatory nature, used a case study with intervention to understand a real logistics project, reporting the researcher's observations and intervention actions carried out in the context analyzed.
Main results
The main results involve communication, scope and stakeholder management: re-planning based on active listening, improved communication, greater transparency, strengthening teamwork with bonds of trust and adoption of collaborative practices such as lessons learned and brainstorming.
Theoretical / methodological contributions
The main theoretical contributions include the role of teamwork, collaborative problem solving, importance of logistics, involvement of business areas and communication and stakeholder management, integrating technical and human aspects in the management of logistics projects.
Social / management contributions
Practical contributions include the manager's actual performance in strategic logistics projects, the use of collaborative practices, active listening and joint decision-making. Highlights include conflict mediation, engagement, senior leadership and ways to form cohesive, results-oriented teams.