Resumo

Título do Artigo

CONFIGURAÇÕES DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO FATAIS EM UMA AVENIDA DE MANAUS (AM) ENTRE 2012 E 2025
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Tema

⁠Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes

Autores

Nome
1 - ULISSES CESAR DA COSTA E SILVA
IFAM - CENTRO
2 - Jussara Socorro Cury Maciel
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar as configurações de acidentes fatais na Avenida do Turismo, Manaus, entre 2012 e 2025, investigando condições das vias, perfil dos envolvidos e dinâmica dos sinistros para melhorar estratégias de prevenção e orientar políticas públicas eficazes de segurança no trânsito.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante por mapear e analisar acidentes de trânsito em Manaus, identificando dinâmicas e áreas de risco. Foca na Avenida do Turismo, uma das vias com maior incidência de mortes, fornecendo informações cruciais para intervenções focadas na segurança viária.
Metodologia/abordagem
Pesquisa documental quantitativa e qualitativa usando dados do SISP, SINESP, IMMU e boletins e inquéritos policiais da DEAT. Análise feita com software R e Análise de Correspondência Múltipla, considerando variáveis como sexo, idade e tipo de acidente para compreensão detalhada dos sinistros.
Principais resultados
Acidentes fatais ocorrem majoritariamente na madrugada e manhã (mais de 62%), especialmente finais de semana (sábado 28,57%, domingo 25,71%). Perda de controle é causa principal (50%). Colisões são mais frequentes (35,71%), 60% com outros veículos. Vítimas têm 25 anos, maioria homens.
Contribuições teóricas/metodológicas
A ACM permitiu identificar padrões de acidentes e perfis de vítimas por escolaridade e idade. Também analisou perfis de autores segundo tipo de acidente e motivação, revelando a relação entre sexo de vítimas e autores em diversos contextos de sinistros.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados oferecem dados essenciais para criar estratégias de prevenção eficazes e políticas públicas de segurança viária, permitindo intervenções focadas em grupos vulneráveis, horários críticos e tipos frequentes de acidentes, com base em configurações temporais, comportamentais e demográficas mapeadas.

Abstract

Study goals
To analyze the configurations of fatal accidents on Avenida do Turismo, Manaus, between 2012 and 2025, investigating road conditions, profiles of those involved, and the dynamics of the incidents to improve prevention strategies and guide effective public policies for traffic safety.
Relevance / originality
The study is relevant for mapping and analyzing traffic accidents in Manaus, identifying accident dynamics and high-risk areas. It focuses on Avenida do Turismo, one of the roads with the highest incidence of fatalities, providing crucial information for targeted road safety interventions.
Methodology / approach
Documentary research using quantitative and qualitative data from SISP, SINESP, IMMU, and DEAT police reports. Analysis was conducted with R software and Multiple Correspondence Analysis, considering variables like gender, age, and accident type to deeply understand the incidents’ dynamics.
Main results
Fatal accidents occur mainly at night and morning (62%), especially on weekends (Saturday 28.57%, Sunday 25.71%). Loss of control is the main cause (50%). Collisions are most frequent (35.71%), with 60% involving other vehicles. Victims average 25 years, mostly men.
Theoretical / methodological contributions
Multiple Correspondence Analysis identified accident patterns and victim profiles by education and age. It also analyzed offender profiles by accident type and motivation, revealing the relationship between the gender of victims and offenders across various incident contexts.
Social / management contributions
The results provide essential data to develop effective prevention strategies and road safety policies, enabling targeted interventions for vulnerable groups, critical time periods, and frequent accident types, based on mapped temporal, behavioral, and demographic configurations.