Objetivo do estudo
Avaliar as variações no desempenho econômico-financeiro de grandes redes supermercadistas brasileiras , comparando os períodos pré (2018-2019) e pós-pandemia (2022-2023) , a fim de identificar se a crise alterou estruturalmente o setor.
Relevância/originalidade
A pesquisa contribui para a literatura sobre gestão de crises e resistência setorial. Oferece um estudo de caso empírico sobre a reação de um setor essencial a um choque externo, sendo relevante para gestores, investidores e estrategistas.
Metodologia/abordagem
Adotou-se uma abordagem quantitativa, descritiva e explicativa, por meio de um estudo de caso múltiplo documental. Foram analisadas as demonstrações financeiras (2018-2023) de Carrefour, Assaí e Grupo Mateus , calculando-se indicadores financeiros.
Principais resultados
Os resultados indicam que o setor não retornou ao padrão pré-crise, mas evoluiu para um cenário de maior diversidade estratégica. Identificou-se um modelo alavancado (Carrefour, Assaí) e outro conservador (Grupo Mateus) no pós-pandemia.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo avança na literatura sobre gestão de crises ao demonstrar que um choque externo pode catalisar uma fragmentação de modelos financeiros , em vez de uma adaptação uniforme, redefinindo os perfis de risco e capital das empresas.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a gestão, a pesquisa oferece subsídios a gestores e investidores para a tomada de decisão , ao evidenciar a coexistência de diferentes modelos de risco e capital no pós-pandemia, alertando sobre os desafios de estratégias de crescimento agressivas.