Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL SOB NOVAS LENTES: UMA AGENDA DE PESQUISA INFORMADA PELAS TEORIAS INSTITUCIONAL E DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL
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Tema

Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade: Desafios Globais e Contribuições Científicas para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Autores

Nome
1 - Glauco Ricardo Simões Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - ANDRE BENITEZ SANTOS
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO

Reumo

Objetivo do estudo
Propor um framework teórico e uma agenda de pesquisa que integrem a teoria institucional e a aprendizagem experiencial como lentes analíticas para compreender práticas de empreendedorismo sustentável em contextos complexos e em transformação.
Relevância/originalidade
O estudo avança o campo ao articular dois referenciais teóricos raramente integrados, promovendo uma leitura dinâmica das interações entre instituições, aprendizagem e ação empreendedora sustentável, especialmente em contextos de baixa articulação institucional.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma revisão narrativa da literatura, com análise temática de estudos selecionados por amostragem do tipo snowball, articulando conceitos das três dimensões: teoria institucional, aprendizagem experiencial e empreendedorismo sustentável.
Principais resultados
O framework proposto demonstra como pressões institucionais moldam práticas empreendedoras por meio de ciclos de aprendizagem. Aponta, ainda, os desdobramentos dessas práticas em inovação para sustentabilidade, adaptação estratégica e impacto sistêmico.
Contribuições teóricas/metodológicas
Integra teorias distintas em um modelo explicativo e dinâmico, oferecendo uma base para análises futuras. Propõe agenda de pesquisa estruturada em cinco eixos, articulada com programas nacionais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Contribuições sociais/para a gestão
A agenda de pesquisa orienta políticas públicas baseadas em evidências e práticas empresariais sustentáveis. Favorece a aprendizagem adaptativa, a inovação institucional e a formação de empreendedores resilientes em contextos desafiadores.

Abstract

Study goals
To propose a theoretical framework and research agenda that integrate institutional theory and experiential learning as analytical lenses to understand sustainable entrepreneurship practices in complex and evolving institutional contexts.
Relevance / originality
This study advances the field by connecting two rarely integrated theoretical approaches, offering a dynamic interpretation of the interplay between institutions, learning, and sustainable entrepreneurial action, particularly in low-institutional-capacity environments.
Methodology / approach
A narrative literature review was conducted using thematic analysis and snowball sampling. The study integrates concepts from institutional theory, experiential learning, and sustainable entrepreneurship to develop a comprehensive conceptual model.
Main results
The proposed framework shows how institutional pressures shape entrepreneurial practices through learning cycles. It highlights outcomes such as sustainability-oriented innovation, strategic adaptation, and systemic impact in entrepreneurial initiatives.
Theoretical / methodological contributions
Combines distinct theoretical perspectives into a dynamic explanatory model. Offers a structured research agenda based on five thematic axes, aligned with national programs and the Sustainable Development Goals (SDGs).
Social / management contributions
Supports evidence-based public policies and sustainable business strategies. Encourages adaptive learning, institutional innovation, and the development of resilient entrepreneurs in uncertain or fragmented institutional contexts.