Objetivo do estudo
Propor um framework teórico e uma agenda de pesquisa que integrem a teoria institucional e a aprendizagem experiencial como lentes analíticas para compreender práticas de empreendedorismo sustentável em contextos complexos e em transformação.
Relevância/originalidade
O estudo avança o campo ao articular dois referenciais teóricos raramente integrados, promovendo uma leitura dinâmica das interações entre instituições, aprendizagem e ação empreendedora sustentável, especialmente em contextos de baixa articulação institucional.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma revisão narrativa da literatura, com análise temática de estudos selecionados por amostragem do tipo snowball, articulando conceitos das três dimensões: teoria institucional, aprendizagem experiencial e empreendedorismo sustentável.
Principais resultados
O framework proposto demonstra como pressões institucionais moldam práticas empreendedoras por meio de ciclos de aprendizagem. Aponta, ainda, os desdobramentos dessas práticas em inovação para sustentabilidade, adaptação estratégica e impacto sistêmico.
Contribuições teóricas/metodológicas
Integra teorias distintas em um modelo explicativo e dinâmico, oferecendo uma base para análises futuras. Propõe agenda de pesquisa estruturada em cinco eixos, articulada com programas nacionais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Contribuições sociais/para a gestão
A agenda de pesquisa orienta políticas públicas baseadas em evidências e práticas empresariais sustentáveis. Favorece a aprendizagem adaptativa, a inovação institucional e a formação de empreendedores resilientes em contextos desafiadores.