Resumo

Título do Artigo

LIMITAÇÕES ESTRUTURAIS DE UMA GESTÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA JOVEM DE FUTURO E SEU IMPACTO NO IDEB EM ESCOLAS DE TEÓFILO OTONI
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - RITA DE CASSIA ABREU SOARES
Centro Universitário Unihorizontes - Barro Preto
2 - Jefferson Rodrigues Pereira
Faculdade Novos Horizontes -

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo analisa a efetividade do Programa Jovem de Futuro (PJF) em duas escolas estaduais de Teófilo Otoni-MG, com foco nos Planos de Ação do Circuito de Gestão (CdG) e sua relação com os resultados obtidos nas provas externas através da análise.
Relevância/originalidade
Não existem estudos sobre esse assunto.
Metodologia/abordagem
Essa pesquisa foi realizada sob uma abordagem de natureza qualiquantitativa, que permitiu combinar a análise objetiva como o aprofundamento do objeto investigado, com a análise documental e revisão bibliográfica do conteúdo.
Principais resultados
Para determinar o alcance dos objetivos estratégicos a plataforma teria que ser alimentada com mais informações, não se limitando apenas aos dados quantitativos pois não podemos extrair dados da escola de forma isolada do seu contexto social.
Contribuições teóricas/metodológicas
Fazer com que a SEE analise e repense o Programa Jovem de Futuro incluindo aspectos externos aos muros das escolas.
Contribuições sociais/para a gestão
Criar uma rede de contato onde a escola teria informações dos alunos que concluíram o ensino médio tais como: estão no mercado de trabalho, continuaram seus estudos, quais áreas de maior interesse.

Abstract

Study goals
This study analyzes the effectiveness of the Jovem de Futuro Program (PJF) in two state schools in Teófilo Otoni-MG, focusing on the Management Circuit (CdG) Action Plans and their relationship with the results obtained in external tests through analysis.
Relevance / originality
There are no studies on this subject.
Methodology / approach
This research was carried out using a qualitative and quantitative approach, which allowed combining objective analysis as a deeper understanding of the object investigated, with documentary analysis and bibliographic review of the content.
Main results
To determine the scope of strategic objectives, the platform would need to be fed with more information, not limited to quantitative data alone, as we cannot extract data from the school in isolation from its social context.
Theoretical / methodological contributions
Make the SEE analyze and rethink the Jovem de Futuro Program, including aspects outside the school walls.
Social / management contributions
Create a contact network where the school would have information about students who completed high school, such as: are they in the job market, did they continue their studies, and what areas of greatest interest they pursue.