Objetivo do estudo
Objetiva-se com este trabalho identificar as práticas de logística reversa utilizadas no descarte dos resíduos sólidos, gerados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - campus Arinos
Relevância/originalidade
A logística reversa apresenta uma nova forma de gerir e destinar corretamente os resíduos sólidos após o consumo. Assim como as demais organizações, as instituições de ensino estão buscando formas sustentáveis de gerir seus resíduos e contribuir com a qualidade do meio ambiente.
Metodologia/abordagem
A metodologia empregada foi a de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de estudo de campo e como técnica de coleta de dados foram realizadas entrevista com 11 servidores
Principais resultados
Os resultados encontrados demostram a existência de poucas práticas de logística reversa como, a reciclagem e a reutilização de resíduos, assim como o desenvolvimento incipiente de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão pelos servidores e discentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
A Política Nacional de Resíduos Sólidos [PNRS] define que o ciclo de vida do produto é uma sequência de etapas que envolve o seu desenvolvimento, a compra de matérias-primas e insumos, o processo de produção, o consumo e a disposição final desse produto (Lei 12.305 de 2010)
Contribuições sociais/para a gestão
As práticas de logística reversa precisam ser reformuladas e ampliadas, implantando políticas sustentáveis, as quais proporcionará maior atuação da instituição e conscientização de todos os envolvidos no processo de utilização e descarte de resíduos.