Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA: FERRAMENTA DE APLICAÇÃO DO DESCARTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
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Tema

Logística Reversa e Gestão de Resíduos

Autores

Nome
1 - Tamires Deodato da Silva Rocha
-
2 - Graciela Maria Miranda Borges
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Arinos
3 - André Geraldo da Costa Coelho
Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - São João Evangelista
4 - Danilo Henrique Divardin
Instituto Federal do Paraná - Telêmaco Borba

Reumo

Objetivo do estudo
Objetiva-se com este trabalho identificar as práticas de logística reversa utilizadas no descarte dos resíduos sólidos, gerados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - campus Arinos
Relevância/originalidade
A logística reversa apresenta uma nova forma de gerir e destinar corretamente os resíduos sólidos após o consumo. Assim como as demais organizações, as instituições de ensino estão buscando formas sustentáveis de gerir seus resíduos e contribuir com a qualidade do meio ambiente.
Metodologia/abordagem
A metodologia empregada foi a de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de estudo de campo e como técnica de coleta de dados foram realizadas entrevista com 11 servidores
Principais resultados
Os resultados encontrados demostram a existência de poucas práticas de logística reversa como, a reciclagem e a reutilização de resíduos, assim como o desenvolvimento incipiente de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão pelos servidores e discentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
A Política Nacional de Resíduos Sólidos [PNRS] define que o ciclo de vida do produto é uma sequência de etapas que envolve o seu desenvolvimento, a compra de matérias-primas e insumos, o processo de produção, o consumo e a disposição final desse produto (Lei 12.305 de 2010)
Contribuições sociais/para a gestão
As práticas de logística reversa precisam ser reformuladas e ampliadas, implantando políticas sustentáveis, as quais proporcionará maior atuação da instituição e conscientização de todos os envolvidos no processo de utilização e descarte de resíduos.

Abstract

Study goals
the objective of this work is to identify the reverse logistics practices used in solid waste disposal, generated at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Northern Minas Gerais - Arinos campus
Relevance / originality
Reverse logistics presents a new way to properly manage and dispose of solid waste after consumption. Like other organizations, educational institutions are looking for sustainable ways to manage their waste and contribute to the quality of the environment.
Methodology / approach
The methodology used was descriptive, with a qualitative approach, through field study and as data collection technique were conducted interviews with 11 servers.
Main results
The results show that there are few reverse logistics practices, such as recycling and reuse of waste, as well as the incipient development of research, teaching and extension by servers and students
Theoretical / methodological contributions
The National Solid Waste Policy [PNRS] defines that the product's life cycle is a sequence of steps that involves its development, a purchase of raw materials and inputs, the production process, consumption and final selection of this product (Law 12,305 of 2010)
Social / management contributions
That reverse logistics practices need to be reformulated and expanded, implementing sustainable policies, which will provide greater institution performance and awareness of all involved in the process of waste utilization and disposal.