Resumo

Título do Artigo

O EFEITO MEDIADOR DA EFETIVIDADE DA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO ENTRE A PERSONALIDADE DO PROFISSIONAL DE PROJETOS E O SUCESSO DO PROJETO
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO
2 - Viviane Macedo Stivanim
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi investigar o efeito mediador da efetividade da transferência do conhecimento entre a personalidade do profissional de projetos e o sucesso do projeto.
Relevância/originalidade
Comportamentos de transferência do conhecimento como a vontade dos fornecedores de conhecimento e a vontade dos destinatários do conhecimento também são relevantes para a ETC.
Metodologia/abordagem
Para isto, foi realizado um estudo empírico com uma abordagem quantitativa com aplicação de questionários Survey. Os dados foram analisados usando modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Principais resultados
O traço de personalidade de conscienciosidade do profissional de projetos tem um impacto direto nas dimensões de Sucesso do Projeto – SP (EP, IE e IC) e uma mediação parcial pela Efetividade da Transferência do Conhecimento - ETC no cliente do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Profissionais com traços de personalidade mais altos de conscienciosidade podem encontrar maior sucesso ao engajar-se em processos de transferência do conhecimento.
Contribuições sociais/para a gestão
As organizações devem considerar traços de personalidade como critério importante ao selecionar profissionais para gerenciamento de projetos. As temáticas abordadas revelam implicações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Abstract

Study goals
The aim of this study was to investigate the mediating effect of knowledge transfer effectiveness between the personality of the project professional and project success.
Relevance / originality
Knowledge transfer behaviors such as the willingness of knowledge providers and the willingness of knowledge recipients are also relevant to KTE.
Methodology / approach
To this end, an empirical study was conducted with a quantitative approach using survey questionnaires. Data were analyzed using partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM).
Main results
The personality trait of conscientiousness of the project professional has a direct impact on the dimensions of Project Success – PS (EP, IE and IC) and a partial mediation by Knowledge Transfer Effectiveness - KTE in the project client.
Theoretical / methodological contributions
Professionals with higher personality traits of conscientiousness may find greater success when engaging in knowledge transfer processes.
Social / management contributions
Organizations should consider personality traits as an important criterion when selecting professionals for project management. The topics covered reveal implications aligned with the UN Sustainable Development Goals (SDGs).