Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é identificar a percepção de trabalhadores de Tecnologia da Informação (TI) em uma organização pública federal brasileira sobre conscientização em segurança cibernética, considerando suas áreas de atuação
Relevância/originalidade
A conscientização em segurança cibernética é relevante para prevenção contra ameaças cibernéticas na atualidade. Estudos sobre o tema são escassos, inclusive abordando a percepção de trabalhadores de TI de organizações públicas, estratificando esses trabalhadores por área de atuação.
Metodologia/abordagem
O estudo é descritivo, com abordagens qualitativa e quantitativa. Coletaram-se dados por pesquisa bibliográfica, consulta documental e aplicação de questionário a 109 respondentes de órgãos e unidades descentralizadas (UDs). Trataram-se dados com estatística descritiva, confrontando evidências dos questionários com documentos.
Principais resultados
Houve 81,82% dos trabalhadores nas UDs e 88,00% dos trabalhadores dos órgãos percebendo comunicação de ameaças cibernéticas. Para 73,08% dos trabalhadores dos órgãos e 77,72% dos trabalhadores nas UDs, inexistem treinamentos sobre segurança cibernética, apesar de evidências documentais contrárias.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para entendimento sobre conscientização em segurança cibernética, principalmente em organizações públicas. O trabalho pode subsidiar reflexões sobre adoção de estratégias para conscientização em segurança cibernética nessas organizações considerando suas áreas de atuação.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho contribui para aperfeiçoamento de estratégias para conscientização em segurança cibernética na organização estudada, e para reflexões de acadêmicos, gestores públicos e órgãos de controle a respeito da percepção sobre conscientização em segurança cibernética de organizações públicas no Brasil.