Objetivo do estudo
A partir de um estudo de caso, objetiva-se entender de que modo a efetuação oferece respostas na superação de uma crise, como no caso do naufrágio de um veleiro pertencente a um empreendedor de estilo de vida
Relevância/originalidade
A pesquisa trata da efetuação e de como a lógica efetual ajuda na superação de crises enfrentadas por empreendedores. O estudo explica de que modo os meios efetuais podem ser utilizados como uma ferramenta apta a acelerar a superação de uma crise.
Metodologia/abordagem
Foi adotado o método de estudo de caso único (Yin, 2015), com uma abordagem qualitativa e exploratória. Participou deste estudo um empreendimento de estilo de vida chamado Veleiro Tartaruga (nome fictício).
Principais resultados
O estudo evidenciou a ação por parte dos empreendedores de estilo de vida estudados em solucionar problemas usando a efetuação em meio a uma situação de crise.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os achados destacam inferências relevantes para o campo de estudo da efetuação em contextos de crise e contribuem para o avanço do debate acadêmicos sobre o tema.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados contribuem para a compreensão de como a efetuação contribui para superar crises no empreendedorismo de estilo de vida. Insights sobre novas condutas para orientar empreendedores de estilo de vida em situações de crise, podem ser promissores.