Resumo

Título do Artigo

NECESSIDADE OU OPORTUNIDADE? A PERTINÊNCIA DO ATO DE EMPREENDER MEDIANTE O USO DE PLATAFORMAS DE MÍDIAS SOCIAIS NA CIDADE DE SÃO JULIÃO (PI)
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Aline Sousa Silva
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros
2 - Fagunes Ferreira de Moura
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar as maneiras como as plataformas de mídias sociais impactam no empreendedorismo autônomo da cidade de São Julião (PI), em termos de oportunidades e estratégias.
Relevância/originalidade
A despeito de haver uma vasta literatura sobre a pertinência do e-commerce e a motivação para o empreendedorismo, verificou-se que, ainda, há uma lacuna sobre as contribuições que as plataformas digitais detêm no contexto do empreendedorismo autônomo.
Metodologia/abordagem
Em complemento, a amostra consistiu em 105 empreendedores autônomos da cidade de São Julião (PI). Logo, utilizou-se um questionário estruturado com a escala de Likert, instrumentalizado através do Google Forms e enviado para eles através do WhatsApp e Instagram.
Principais resultados
Por conseguinte, os resultados sugerem que o comércio eletrônico tem gerado diversas oportunidades de geração de renda, impulsionado pela acessibilidade às plataformas digitais e pelo amplo alcance das redes sociais.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo amplia a pertinência da discussão do fenômeno abordado nesta pesquisa, tendo em vista o alcance dos impactos positivos das plataformas de mídias na vidas das pessoas.
Contribuições sociais/para a gestão
Destaca-se a importância de os atuantes no mercado informal da cidade perquirida buscarem a formalização dos seus empreendimentos, obtendo, assim, segurança jurídica e direitos trabalhistas.

Abstract

Study goals
Present the ways in which social media platforms impact autonomous entrepreneurship in the city of São Julião (PI), in terms of opportunities and strategies.
Relevance / originality
Despite there being a vast literature on the relevance of e-commerce and the motivation for entrepreneurship, it was found that there is still a gap regarding the contributions that digital platforms have in the context of autonomous entrepreneurship.
Methodology / approach
In addition, the sample consisted of 105 self-employed entrepreneurs from the city of São Julião (PI). Therefore, a structured questionnaire was used with the Likert scale, instrumented through Google Forms and sent to them via WhatsApp and Instagram.
Main results
Therefore, the results suggest that e-commerce has generated several opportunities for generating income, driven by accessibility to digital platforms and the broad reach of social networks.
Theoretical / methodological contributions
This study expands the relevance of the discussion of the phenomenon addressed in this research, given the scope of the positive impacts of media platforms on people's lives.
Social / management contributions
The importance of those operating in the informal market in the surveyed city seeking to formalize their businesses is highlighted, thus obtaining legal security and labor rights.