Objetivo do estudo
Apresentar as maneiras como as plataformas de mídias sociais impactam no empreendedorismo autônomo da cidade de São Julião (PI), em termos de oportunidades e estratégias.
Relevância/originalidade
A despeito de haver uma vasta literatura sobre a pertinência do e-commerce e a motivação para o empreendedorismo, verificou-se que, ainda, há uma lacuna sobre as contribuições que as plataformas digitais detêm no contexto do empreendedorismo autônomo.
Metodologia/abordagem
Em complemento, a amostra consistiu em 105 empreendedores autônomos da cidade de São Julião (PI). Logo, utilizou-se um questionário estruturado com a escala de Likert, instrumentalizado através do Google Forms e enviado para eles através do WhatsApp e Instagram.
Principais resultados
Por conseguinte, os resultados sugerem que o comércio eletrônico tem gerado diversas oportunidades de geração de renda, impulsionado pela acessibilidade às plataformas digitais e pelo amplo alcance das redes sociais.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo amplia a pertinência da discussão do fenômeno abordado nesta pesquisa, tendo em vista o alcance dos impactos positivos das plataformas de mídias na vidas das pessoas.
Contribuições sociais/para a gestão
Destaca-se a importância de os atuantes no mercado informal da cidade perquirida buscarem a formalização dos seus empreendimentos, obtendo, assim, segurança jurídica e direitos trabalhistas.