Objetivo do estudo
Este relato técnico tem como objetivo apresentar um modelo que foi proposto para a estruturação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos em um hospital de grande porte.
Relevância/originalidade
O trabalho proporciona um entendimento abrangente das melhores práticas e evidências científicas relevantes para a implementação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos em um hospital de grande porte.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases LILACS, Medline, Web of Science, Scopus e SciELO. Os dados coletados a partir da literatura foram integrados ao Business Model Canvas para estruturação do Escritório de Gerenciamento de Projetos.
Principais resultados
A estruturação de um EGP para um hospital de grande porte mostra-se viável e traz grandes oportunidades para a construção de uma cultura inovadora de gestão de projetos, com processos mais eficientes e resultados mais tangíveis para esse tipo de organização.
Contribuições teóricas/metodológicas
Aplicação do Business Model Canvas para Escritórios de Gerenciamento de Projetos, comprovando sua eficácia na criação, entrega e captura de valor em hospitais de grande porte.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho contribui para a administração de hospitais e outras instituições de saúde no enfrentado de desafios e atingimento de objetivos estratégicos através da adoção de boas práticas de gerenciamento de projetos.