Resumo

Título do Artigo

PROPOSIÇÃO DE UM MODELO PARA ESTRUTURAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE
Abrir Arquivo

Tema

Indústria 4.0, Inteligência Artificial e a Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Mauricio Bagueira de Vasconcellos Azeredo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Vergueiro
2 - João Bonifácio de Oliveira Júnior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Leandro Simplicio Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Mauro Luiz Martens
UNIP - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Este relato técnico tem como objetivo apresentar um modelo que foi proposto para a estruturação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos em um hospital de grande porte.
Relevância/originalidade
O trabalho proporciona um entendimento abrangente das melhores práticas e evidências científicas relevantes para a implementação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos em um hospital de grande porte.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases LILACS, Medline, Web of Science, Scopus e SciELO. Os dados coletados a partir da literatura foram integrados ao Business Model Canvas para estruturação do Escritório de Gerenciamento de Projetos.
Principais resultados
A estruturação de um EGP para um hospital de grande porte mostra-se viável e traz grandes oportunidades para a construção de uma cultura inovadora de gestão de projetos, com processos mais eficientes e resultados mais tangíveis para esse tipo de organização.
Contribuições teóricas/metodológicas
Aplicação do Business Model Canvas para Escritórios de Gerenciamento de Projetos, comprovando sua eficácia na criação, entrega e captura de valor em hospitais de grande porte.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho contribui para a administração de hospitais e outras instituições de saúde no enfrentado de desafios e atingimento de objetivos estratégicos através da adoção de boas práticas de gerenciamento de projetos.

Abstract

Study goals
This technical report aims to present a model that was proposed for structuring a Project Management Office in a large hospital.
Relevance / originality
The work provides a comprehensive understanding of best practices and scientific evidence relevant to the implementation of a Project Management Office in a large hospital.
Methodology / approach
A bibliographic search was carried out in the LILACS, Medline, Web of Science, Scopus and SciELO databases. The data collected from the literature were integrated into the Business Model Canvas to structure the Project Management Office.
Main results
The structuring of an PMO for a large hospital is viable and brings great opportunities for building an innovative project management culture, with more efficient processes and more tangible results for this type of organization.
Theoretical / methodological contributions
Application of the Business Model Canvas for Project Management Offices, proving its effectiveness in creating, delivering and capturing value in large hospitals.
Social / management contributions
The work contributes to the administration of hospitals and other health institutions in facing challenges and achieving strategic objectives through the adoption of best project management practices.