Resumo

Título do Artigo

FRAMEWORK PARA REFORMULAÇÃO DE CURSOS COM BASE NA GESTÃO DE PROJETOS: UMA PROPOSTA ADAPTÁVEL E COLABORATIVA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Yara Maria Guisso de Andrade Facchini
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - EMERSON ANTONIO MACCARI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação do IFSP-SBV, usando gestão de projetos segundo o PMI (2021), para identificar práticas e criar um framework adaptável para reformular cursos em diversos contextos.
Relevância/originalidade
A relevância do relato está na aplicação da gestão de projetos para inovar o currículo de pós-graduação EaD, aumentando flexibilidade e qualidade. Originalidade reside no framework adaptável, integrando práticas ágeis, metodologias ativas e tecnologias digitais para superar fragmentação curricular.
Metodologia/abordagem
A metodologia do estudo é qualitativa, aplicada e descritivo-exploratória, baseada em estudo de caso no IFSP-SBV. Utilizou análise documental e entrevistas semiestruturadas com equipe multidisciplinar. A análise adotou lógica CIMO, triangulação de dados e categorização temática.
Principais resultados
Os principais resultados do estudo indicam que a reformulação do PPC seguiu as etapas do PMI, promovendo flexibilização curricular, inovação pedagógica e aumento das vagas, adotando a gestão colaborativa no processo, possibilitando a criação de um framework fundamentado no PMI(2021).
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas/metodológicas do relato incluem a integração dos princípios do PMI (2021) com metodologias ativas e gestão ágil, a proposição de um framework adaptável para reformulação curricular, e a aplicação da lógica CIMO em estudo de caso qualitativo para análise estruturada.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições sociais do relato incluem o fortalecimento da educação a distância acessível e inclusiva, promovendo maior permanência e sucesso estudantil. Para a gestão, destaca-se o framework adaptável que orienta reformulações curriculares colaborativas, inovadoras e alinhadas a práticas de gestão de projetos.

Abstract

Study goals
Analyze the reformulation of the Pedagogical Project of the Postgraduate Course in Informatics in Education at IFSP-SBV, using project management according to the PMI (2021), to identify practices and create an adaptable framework to reformulate courses in different contexts.
Relevance / originality
The report's relevance lies in its application of project management to innovate the distance learning postgraduate curriculum, increasing flexibility and quality. The originality lies in the adaptable framework, integrating agile practices, active methodologies, and digital technologies to overcome curricular fragmentation.
Methodology / approach
The study methodology is qualitative, applied, and descriptive-exploratory, based on a case study at IFSP-SBV. It utilized document analysis and semi-structured interviews with a multidisciplinary team. The analysis adopted CIMO logic, data triangulation, and thematic categorization.
Main results
The main results of the study indicate that the reformulation of the PPC followed the PMI stages, promoting curricular flexibility, pedagogical innovation and an increase in vacancies, adopting collaborative management in the process, enabling the creation of a framework based on the
Theoretical / methodological contributions
The theoretical/methodological contributions of the report include the integration of PMI (2021) principles with active methodologies and agile management, the proposal of an adaptable framework for curriculum reformulation, and the application of CIMO logic in a qualitative case study for structured analysis.
Social / management contributions
The report's social contributions include strengthening accessible and inclusive distance learning, promoting greater retention and student success. For management, the adaptable framework that guides collaborative, innovative curricular reformulations aligned with project management practices stands out.