Objetivo do estudo
Investigar o impacto da Inteligência Artificial na Propriedade Intelectual, levando em conta os desafios estratégicos que envolvem a tomada de decisão dos agentes envolvidos.
Relevância/originalidade
Este estudo explora inteligência artificial e a Propriedade Intelectual no contexto organizacional, destacando os principais desafios estratégicos na tomada de decisão, demonstrando como os profissionais utilizam dessa tecnologia na sua organização.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi realizada por meio do método estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, documentação secundária e observação não-participativa. Para análise dos dados, foi utilizado análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas TI.
Principais resultados
As evidências demonstram que a IA já influencia significativamente as atividades operacionais e intelectuais, exigindo um novo posicionamento dos profissionais frente às suas responsabilidades legais, éticas e estratégicas.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo possibilitou observar como a IA está sendo integrada aos processos organizacionais, tanto como ferramenta de suporte à decisão quanto como geradora de novas complexidades jurídicas e estratégicas.
Contribuições sociais/para a gestão
O artigo possibilita a contribuição social por meio de apresentação de recomendações para o uso responsável de organizações para com a inteligência artificial e Propriedade Intelectual.