Resumo

Título do Artigo

PROPRIEDADE INTELECTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS ESTRATÉGICOS NA TOMADA DE DECISÃO
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Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Keylla Oliveira Vaszelewski
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Claudia Brito Silva Cirani
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - RENAN RUBIM DE CASTRO SOUZA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar o impacto da Inteligência Artificial na Propriedade Intelectual, levando em conta os desafios estratégicos que envolvem a tomada de decisão dos agentes envolvidos.
Relevância/originalidade
Este estudo explora inteligência artificial e a Propriedade Intelectual no contexto organizacional, destacando os principais desafios estratégicos na tomada de decisão, demonstrando como os profissionais utilizam dessa tecnologia na sua organização.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi realizada por meio do método estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, documentação secundária e observação não-participativa. Para análise dos dados, foi utilizado análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas TI.
Principais resultados
As evidências demonstram que a IA já influencia significativamente as atividades operacionais e intelectuais, exigindo um novo posicionamento dos profissionais frente às suas responsabilidades legais, éticas e estratégicas.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo possibilitou observar como a IA está sendo integrada aos processos organizacionais, tanto como ferramenta de suporte à decisão quanto como geradora de novas complexidades jurídicas e estratégicas.
Contribuições sociais/para a gestão
O artigo possibilita a contribuição social por meio de apresentação de recomendações para o uso responsável de organizações para com a inteligência artificial e Propriedade Intelectual.

Abstract

Study goals
Investigate the impact of Artificial Intelligence on Intellectual Property, taking into account the strategic challenges that involve the decision-making of the agents involved.
Relevance / originality
This study explores artificial intelligence and Intellectual Property in the organizational context, highlighting the main strategic challenges in decision-making, demonstrating how professionals use this technology in their organization.
Methodology / approach
The research was conducted using the case study method, with data collection through semi-structured interviews, secondary documentation and non-participatory observation. Content analysis was used to analyze the data, with the help of the Atlas TI software.
Main results
Evidence shows that AI already significantly influences operational and intellectual activities, requiring professionals to take a new stance regarding their legal, ethical and strategic responsibilities.
Theoretical / methodological contributions
The article made it possible to observe how AI is being integrated into organizational processes, both as a decision support tool and as a generator of new legal and strategic complexities.
Social / management contributions
The article enables social contribution through the presentation of recommendations for the responsible use of organizations towards artificial intelligence and Intellectual Property.