Resumo

Título do Artigo

PRÁTICA E INOVAÇÃO NO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: APLICAÇÃO DO WORKSHOP “CAPACIDADE EMPREENDEDORA” NO CAMPO DAS VERTENTES – MG
Abrir Arquivo

Tema

Educação Empreendedora focando no ensino de empreendedorismo e inovação.

Autores

Nome
1 - Paulo Afonso Granjeiro
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro Oeste
2 - Suelen Moura Teixeira
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis
3 - André Luiz de Carvalho
-
4 - Fernanda Távora Freitas de Oliveira
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - PROINOVA

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é relatar a experiência de criação, aplicação e avaliação do workshop “Capacidade Empreendedora”, desenvolvido pelo ProInova, analisando sua metodologia e resultados obtidos em instituições de ensino e comunidades da região do Campo das Vertentes – MG.
Relevância/originalidade
A relevância deste estudo reside na adaptação e aplicação de uma metodologia prática de educação empreendedora alinhada às características socioculturais do Campo das Vertentes – MG, promovendo inclusão, inovação e fortalecimento do ecossistema empreendedor local.
Metodologia/abordagem
O estudo adota abordagem qualitativa e quantitativa, combinando entrevistas com a equipe do ProInova, observação não participante e aplicação de questionários aos participantes, analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo, a fim de avaliar metodologia e resultados do workshop.
Principais resultados
O workshop foi realizado em 28 edições, envolvendo 11 instituições de ensino e 5 comunidades, totalizando 377 participantes e estruturando 94 ideias de negócio. Os resultados indicaram alta satisfação, impacto positivo na ativação da mentalidade empreendedora e potencial de replicabilidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui metodologicamente ao apresentar um modelo adaptado de workshop baseado no Lean Canvas, adequado a públicos diversos e contextos regionais. Teoricamente, reforça a importância de metodologias ativas na educação empreendedora como ferramenta de inclusão e desenvolvimento local.
Contribuições sociais/para a gestão
Socialmente, o workshop promove inclusão e fortalecimento do ecossistema empreendedor local, estimulando a criação de negócios e o desenvolvimento de competências. Para a gestão, oferece um modelo replicável de capacitação, alinhado a diferentes perfis e realidades institucionais e comunitárias.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to report the experience of creating, implementing, and evaluating the “Entrepreneurial Capacity” workshop developed by ProInova, analyzing its methodology and results obtained in educational institutions and communities in the Campo das Vertentes – MG region.
Relevance / originality
The relevance of this study lies in the adaptation and implementation of a practical entrepreneurship education methodology aligned with the sociocultural characteristics of the Campo das Vertentes – MG, promoting inclusion, innovation, and the strengthening of the local entrepreneurial ecosystem.
Methodology / approach
The study adopts a qualitative and quantitative approach, combining interviews with the ProInova team, non-participant observation, and questionnaires applied to participants, analyzed through descriptive statistics and content analysis to evaluate the workshop’s methodology and results.
Main results
The workshop was conducted in 28 editions, involving 11 educational institutions and 5 communities, reaching 377 participants and structuring 94 business ideas. The results indicated high satisfaction, a positive impact on entrepreneurial mindset activation, and strong potential for replicability.
Theoretical / methodological contributions
Methodologically, the study presents an adapted workshop model based on the Lean Canvas, suitable for diverse audiences and regional contexts. Theoretically, it reinforces the importance of active methodologies in entrepreneurship education as a tool for inclusion and local development.
Social / management contributions
Socially, the workshop promotes inclusion and strengthens the local entrepreneurial ecosystem, encouraging business creation and skill development. For management, it offers a replicable training model aligned with different profiles and institutional and community realities.