Resumo

Título do Artigo

METODOLOGIAS ATIVAS E PEDAGOGIA CRIATIVA EM INSTITUTOS FEDERAIS: ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - ANDREZA APARECIDA BARBOSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Julio Cesar Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Bruno Iwamoto Bergamini
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Rosana de Sousa Torres
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Universidade Nove de Julho Campus Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar, por meio de abordagem qualitativa e documental, como Institutos Federais implementam práticas de pedagogia criativa e metodologias ativas, propondo um modelo integrador que relacione diretrizes institucionais, processos pedagógicos e capacidades organizacionais aos resultados educacionais e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Relevância/originalidade
O estudo preenche lacuna de análises comparativas auditáveis sobre institucionalização da inovação pedagógica nos Institutos Federais, integrando pedagogia criativa e metodologias ativas a uma abordagem estratégica, com alinhamento aos ODS e proposição de modelo replicável de mensuração e monitoramento institucional.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa, descritiva, de múltiplos casos, baseada exclusivamente em análise documental de PDI, PPC, relatórios acadêmicos e administrativos (2019-2024) de três Institutos Federais, com aplicação de análise de conteúdo temática e triangulação de fontes para robustez e comparabilidade dos resultados.
Principais resultados
As práticas identificadas variam em consistência e frequência, sendo mais consolidadas quando ancoradas em diretrizes explícitas nos PDIs/PPCs. O modelo integrador proposto relaciona insumos, processos e capacidades organizacionais aos resultados educacionais e ao alinhamento estratégico-institucional, com potencial de replicação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Aprofunda a literatura sobre inovação pedagógica, articulando metodologias ativas à estratégia institucional. Apresenta modelo conceitual e operacional de mensuração e monitoramento, alinhado aos ODS, aplicável à Rede Federal e a contextos educacionais com interesse em institucionalização de práticas inovadoras.
Contribuições sociais/para a gestão
Favorece a equidade no acesso ao conhecimento, desenvolve competências socioemocionais e técnicas alinhadas ao mercado, fortalece ambientes inovadores e fomenta parcerias entre academia, setor produtivo e sociedade, ampliando impactos educacionais, sociais e econômicos.

Abstract

Study goals
To analyze, through a qualitative and documentary approach, how Federal Institutes implement creative pedagogy and active learning practices, proposing an integrative model linking institutional guidelines, pedagogical processes, and organizational capabilities to educational outcomes and alignment with the Sustainable Development Goals.
Relevance / originality
This study addresses a gap in auditable comparative analyses on the institutionalization of pedagogical innovation in Federal Institutes, integrating creative pedagogy and active methodologies into a strategic approach, aligned with the SDGs, and proposing a replicable institutional measurement and monitoring model.
Methodology / approach
Qualitative, descriptive, multiple-case research based exclusively on documentary analysis of Institutional Development Plans (PDI), Course Pedagogical Projects (PPC), and academic and administrative reports (2019-2024) from three Federal Institutes, applying thematic content analysis and source triangulation for robustness and comparability.
Main results
Identified practices vary in consistency and frequency, being more consolidated when anchored in explicit guidelines within PDIs/PPCs. The proposed integrative model connects inputs, processes, and organizational capabilities to educational outcomes and strategic-institutional alignment, with replication potential.
Theoretical / methodological contributions
Advances literature on pedagogical innovation by articulating active methodologies with institutional strategy. Presents a conceptual and operational model for measurement and monitoring, aligned with the SDGs, applicable to the Federal Network and other educational contexts seeking to institutionalize innovative practices.
Social / management contributions
Promotes equity in knowledge access, develops socio-emotional and technical skills aligned with labor market demands, strengthens innovative learning environments, and fosters partnerships among academia, industry, and society, enhancing educational, social, and economic impacts.